quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Pequeno Manual de Instruções

Existem vários manuais de instruções para a vida circulando pela internet, mas esse recebi de um antigo amigo e guardo já há anos pois, para mim, cada uma das frases é um ingrediente para uma vida boa e honrada. Eu quis que esse fosse o último texto do ano porque realmente desejo continuar me lembrando dessas frases ao longo de 2010 e, se as repasso, não através de e-mails ou correntes não solicitadas, é porque espero que possam ser úteis a mais alguém como me têm sido ao longo dos anos.

1. Diga aos outros mais do que eles esperam e faça isso com alegria.
2. Memorize sua canção ou poema favoritos.
3. Não acredite em tudo que escutar, não gaste tudo o que tiver, nem durma tanto quanto você quer.
4. Quando disser a alguém "Te Amo", sinta realmente isso.
5. Quando for dizer "desculpe", olhe nos olhos da pessoa.
6. Namore pelo menos seis meses antes de se casar com alguém.
7. Acredite no amor a primeira vista.
8. Nunca ria dos sonhos dos outros.
9. Ame profunda e apaixonadamente. É possivel que você saia ferido, mas é a única maneira de se viver a vida por inteiro.
10. Nos momentos de discórdia, jogue limpo. Não vale xingar.
11. Não julgue as pessoas pelos seus parentes.
12. Fale devagar mas pense depressa.
13. Quando alguém perguntar a você algo que nao gostaria de responder, sorria e diga: "Por que você quer saber isso?"
14. Lembre-se que um grande amor e grandes realizacoes envolvem grandes riscos.
15. Ligue para sua mãe quando puder.
16. Diga "saúde" quando ouvir alguém espirrar.
17. Ao perder algo, nao perca a lição.
18. Lembre-se dos três R: Respeito por si mesmo; Respeito pelos outros;Responsabilidade por tudo o que fizer.
19. Não deixe que uma pequena divergência arruine uma grande amizade.
20. Quando perceber que cometeu um erro, aja imediatamente para corrigir o mesmo.
21. Sorria quando atender o telefone. Quem estiver na linha vai perceber isso em sua voz.
22. Case-se com um homem/mulher com quem você adora conversar. Ao envelhecer, os infindáveis papos com ele/ela serão tão importantes quanto todo o resto.
23. Fique algum tempo sozinho.
24. Abra seus braços a mudança, mas não abra mão dos seus valores.
25. Lembre-se que o silêncio é, às vezes, a melhor resposta.
26. Leia mais livros e assista menos TV.
27. Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando ficar mais velho e olhar para trás, você irá desfrutá-la uma segunda vez.
28. Confie em Deus, mas não deixe de trancar o carro.
29. Um ambiente de amor e paz em casa é fundamental. Faça tudo o que puder para ter um lar tranquilo e harmonioso.
30. Nas desavenças com pessoas que você ama, trate do que está em discussão. Não traga a tona o passado.
31. Leia nas entrelinhas.
32. Partilhe com os outros os seus conhecimentos. É uma maneira de se alcançar a imortalidade.
33. Seja gentil com a terra.
34. Reze. Há um poder incomensurável nesse gesto.
35. Nunca interrompa quando alguém estiver elogiando você.
36. Cuide do que lhe diz respeito.
37. Não confie num homem/mulher que não fecha os olhos ao ser beijado.
38. Uma vez por ano, vá a algum lugar em que você nunca esteve antes.
39. Caso você ganhe muito dinheiro, utilize-o para ajudar os outros enquanto ainda estiver vivo. Esta é a maior satisfação que a riqueza pode dar.
40. Lembre-se que, às vezes, não conseguir o que se quer é um golpe de sorte.
41. Aprenda as regras, então deixe de cumprir algumas.
42. Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.
43. Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que abrir mão para chegar a ele.
44. Lembre-se que seu caráter é seu destino.
45. Dedique-se ao ato de amar e cozinhar sem nenhum limite.

Um bom Natal e uma boa entrada de ano a todos.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Passeio no ônibus de Turismo - Zona Sul

Quando indiquei 7 passeios em Porto Alegre, uma das opções era o passeio no ônibus de turismo de dois andares da prefeitura. Não havia feito o passeio pela Zona Sul na ocasião. Consegui finalmente há alguns finais de semana, então seguem as minhas dicas e impressões.

Dicas
  • O passeio deve ser reservado com antecedência. Você até pode chegar na hora e dar a sorte de conseguir embarcar, mas se o dia estiver bonito é mais difícil. As reservas são feitas pelo telefone:
  • O preço em dezembro de 2009 para o passeio Zonal Sul é de R$ 15.
  • Mesmo com reserva você deve chegar meia-hora antes do horário marcado para o passeio.
  • O passeio dura cerca de 1 hora e meia.
  • O ônibus não faz paradas durante o passeio. Então não é muito fácil para fotografar, mas se consegue.

O Trajeto
A saída é no largo da Epatur (Travessa do Carmo, 84 - Cidade Baixa).

O ônibus segue primeiramente pela Av. Borges de Medeiros, passando pelo shopping Praia de Belas e o Parque Marinha do Brasil. Na passagem pelo parque o guia nos conta que este é considerado o pulmão da cidade com seus 70 ha.

Em seguida, passamos pelo Estádio Beira-Rio. As turistas atrás de mim gostaram muito do estádio (era dia de jogo do inter), mas eu prefiro não comentar a respeito. Aliás, existem três assuntos proibidos nesse blog: futebol, religião e visão político-partidária. Cada um tem sua preferência e que viva feliz com ela.

Seguindo pela Diário de Notícias, subimos em direção à Vila Assunção. Aqui, quem senta no andar de cima sente um medinho. Como a Av. Guaíba é estreita, passamos junto aos fios e às árvores. E como estamos altos conseguimos ver algo que as casas próximas do rio escondem: o centro visto de longe, emoldurado pelo nosso rio/lago/estuário. Muito bonito. Olhando a orla sinto pena do que foi feito dela. Enquanto cidades como Montevideo a deixaram com praias e calçadões acessíveis à população, nossos antepassados a transformaram em clubes e em propriedades privadas.

Seguindo um pouco mais, passamos pela Tristeza e seus condomínios de casas da classe média-alta. As turistas atrás de mim dizem que se sentem nos Estados Unidos. Ouvimos do guia duas explicações interessantes sobre a origem do bairro: a primeira de que o antigo estancieiro daquelas terras (no tempo em que o bairro era uma estância) perdeu uma filha, atingida por um raio, mergulhando em uma tristeza sem fim. A segunda explicação é menos trágica: como Guaíba que ficava do outro lado do rio possuia um bairro chamado Alegria, batizou-se esse de Tristeza.


Andamos, então, em direção a Ipanema, que recebeu o nome porque se imaginava possível construir ali uma praia semelhante à Ipanema carioca. Percorremos a avenida devagar e o ônibus dá uma paradinha. Um dos poucos pontos possíveis de foto. Deve ser interessante fazer o passeio no horário do final de tarde e pegar o famoso pôr-do-sol de Ipanema.

Depois de Ipanema, o ônibus segue para a Cavalhada. Se você olhar para trás, enquanto o ônibus sobe a Av. Cavalhada terá uma bonita visão do rio. Passamos pela entrada da famosa casa do jogador Ronaldinho Gaúcho. Todos no ônibus olharam na direção, sem ver muita coisa. Diz o guia que apenas a partir das trilhas ecológicas do Morro do Osso se consegue ver a casa.


Seguimos em direção ao bairro Vila Nova e depois em direção ao Belém Velho, já considerados fora da zona urbana da cidade. Então subimos até o bairro Cascata no alto do Morro da Pedra Redonda, onde vimos o que considero o ponto alto do passeio, o Santuário Mãe de Deus. Aqui o ônibus não chega a parar totalmente, mas ele faz um giro de 360º que nos permite visualizar toda a cidade e até mesmo a Ponte do Guaíba lá longe. Apesar de viver há 15 anos em Porto Alegre nunca tinha subido lá. Vale a pena. Só lamentei não estar um dia mais ensolarado.

Seguindo o passeio passamos pelos bairros Glória, Medianeira, Azenha, o Estádio Olímpico e finalmente retornamos ao ponto de partida. Apesar de ser um passeio relativamente rápido, vi partes da cidade que realmente desconhecia. Deixo então a dica tanto para quem mora em Porto Alegre, como para quem está de passagem.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os lugares mais setentrionais e mais meridionais do mundo

Esse é um assunto que não tem muita importância prática, mas como esse é um blog que fala muito sobre viagens e lugares, segue a título de curiosidade a lista das cidades (ou localidades) mais setentrionais e meridionais do mundo.


No continente Americano, a cidade com algum porte mais meridional é Ushuaia, como já falamos. No entanto, a pequenina Puerto Williams, localizada na Ilha Navarino, no Chile é a mais meridional não só das Américas, mas do mundo. Essa pequenina cidade, com seus 2.400 habitantes contém ainda o porto, a base naval e o centro comercial mais ao sul do mundo. E, acredite, mesmo com população tão pequena, a localidade ainda tem um hostel, um aeroporto, um museu e um iate clube. Ali também foram encontrados vestígios arqueológicos dos Yamanas antigo grupo étnico que habitava a região.



Com relação a cidade mais setentrional do mundo, há uma discussão entre aquelas que pleiteiam a honrosa, mas talvez inútil posição. Barrow (71º18'N), no Alasca, fundada em 1859, com área 55 km² e população aproximada de 4 600 habitantes, reinvindica o título de mais setentrional do mundo a ter mais de 2 mil habitantes. Como cidade é certamente a mais setentrional da Américas. No entanto, ainda nas Américas, mais precisamente na província de Nunavut, Canadá, próximo a Groenlândia, há a pequeníssima Alert (82º28'N). Localiza-se a apenas 817Km do Pólo Sul e possui 5 habitantes permanentes. O lugar é tão pequeno que não aparece no Google Earth.



Atendendo ao critério de possuir população significativa permanente, a localidade mais meridional da Europa e do mundo é Longyearbyen (78º13N). É a capital do arquipélago de Svalbard situado no extremo norte da Noruega. A localidade também é famosa pela maior quantidade de dias banhados sob o sol da meia noite.

Hammerfest, também na Noruega (70º39N) está longe de ser a mais setentrional do mundo, mas é a única com algum porte a reinvindicar o título. Possui cerca de 9.000 habitantes e parece ser a mais bonita.

Honningsvag (70º39N) não é a mais setentrional, mas é o ponto de partida privilegiado para o Cabo Norte, que as populações antigas diziam ser o "fim do mundo" e "ponto de partida da viagem em direção ao infinito". São apenas 34 Km pela estrada até o Cabo por uma estrada que termina sobre rochas que avançam sobre o Oceano Ártico. Hoje se sabe que o Cabo Norte não é o ponto geográfico mais setentrional do planeta, mas a fama permanece.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O que fazer em 2 dias em Cuzco


Cuzco, no Peru, era a capital do Império Inca. Acredita-se que seja a cidade habitada mais antiga da América. Em 1532, Francisco Pizarro invadiu a cidade e a saqueou. Os edifícios incas foram derrubados e sobre suas ruínas foram construídas Igrejas Católicas e edifícios dos dominadores. Prova disso é que a cidade tem muitas igrejas e a sua catedral é a mais rica em ouro que já vi.

Cuzco é uma cidade bastante alta. A Praça das Armas tem altitude de 3.360m em relação ao nível do mar e há pontos ainda mais altos ao redor.

Os voos que chegam a Cuzco normalmente partem de Lima. Vindo do Brasil, esse provavelmente será o seu caminho. Fato interessante é que a grande maioria parte de Lima nas primeiras horas do dia com destino à cidade por uma questão de segurança. Quando a tarde cai, a corrente de vento, canalizada entre a serra e as rochas, pode tornar o pouso perigoso. É interessante pousar em Cuzco, porque na realidade você quase não desce.

Quando ir
A temperatura média anual em Cuzco é entre 10°C e 13°C. À noite e pela manhã é mais frio, devido à altitude e durante o dia a temperatura alcança cerca de 20°C. Há duas estações bem definidas: a das chuvas (de novembro a março) e a seca (de março a outubro). Julho é o mês mais frio, a temperatura chega fácil aos 5°C e pode baixar de zero. O melhor mês para visitar, segundo nos orientaram é julho, apesar do frio. Estivemos lá no final de outubro e ao longo do dia havia períodos de chuviscos e de sol.

Onde ficar
Em Cuzco há acomodações para todos os gostos. Muita gente jovem visita a cidade, então, há albergues, pousadas e hotéis, alguns mais simples, outros mais luxuosos. Não lembro mais o nome do nosso hotel, mas era uma construção bastante antiga, com paredes em arco e bem localizado, creio que ficava a uns 300m da Praça das Armas.

O que fazer em dois dias


Plaza de Armas: Como toda cidade peruana que se preze, Cuzco tem a sua. Ela é lindíssima, limpa, com flores coloridas e com belas construções coloniais a sua volta. No seu entorno, também estão agências de viagens, casas de câmbio e restaurantes (aliás, eu gostei mais da comida de Cuzco do que a de Lima).

A Catedral: Você a vê a esquerda na foto. Foi construída entre 1560 e 1664, com grandes blocos de pedra avermelhadas. Foi construída sobre o que antes era o templo inca do deus Viracocha. 
O interior impressiona. A Catedral tem altares em ouro e prata e inúmeras obras de arte. Também abriga o maior sino da América do Sul. Existe um tour guiado pago, mas também é possível visitá-la sem pagar. Não é possível fotografar seu interior e a fiscalização é bem rigorosa quanto a esse aspecto.

Ainda na Praça das Armas (à direita na foto), você avista a Companhia de Jesus. Foi o templo colonial dos padres jesuítas, inaugurada em 1668. Há uma lenda interessante sobre a Igreja. Dizem que os jesuítas queriam construir a mais bela igreja de Cuzco, mas o bispo da cidade queria que este título fosse da Catedral. Coube ao Papa da época decidir. Não se sabe qual foi a resposta, mas quando ela chegou, A Companhia já estava quase pronta.

La Merced - A igreja e o convento, fundados em 1536, são dos mais antigos de Cuzco. Como outros prédios coloniais de Cusco, foram abalados pelo terremoto de 1650. A igreja, de estilo renascentista tardio, ganhou ares barrocos após a reforma. Como quase todas as atrações de Cuzco é fácil de encontrá-la, você pode ir a pé do centro, fica a poucas quadras da Praça das Armas. No caminho para La Merced, você passará pelo Arco de Santa Clara, outra construção bem interessante.


Convento de Santo Domingo e Qoricancha - A igreja e o convento de Santo Domingo foram construídos no local onde se situava o templo inca Qoricancha, dedicado ao culto do deus-sol. Aproveitou-se na construção parte das fundações do antigo templo. Por ironia, no terremoto de 1950 a edificação colonial foi destruída e os muros de pedra inca quase não foram atingidos. Hoje as duas construções convivem, formando um bonito visual. Para visitar o interior, é necessário pagar. Fica aberto de Seg. a sáb., das 8h30 às 18h30; dom., das 14h às 17h.

San Blas: É um bairro que abriga a Igreja de San Blas. O bairro é interessante por suas ruas estreitas e por suas construções antigas e a igreja conserva um púlpito de estilo barroco feito somente de uma peça de cedro, considerado uma das obras-primas da escultura em madeira em toda a América Colonial. Além disso possui inúmeras pinturas.



Em uma das manhãs, visite as quatro antigas construções incas nos arredores da cidade. Nós fomos a pé até a primeira, Sacsayhuamán, que fica a 2 Km do centro da cidade. Lá contratamos um passeio a cavalo que nos levaria até as outras três. Sacsayhuamán era um local sagrado dedicado ao culto do deus-sol. É a maior das quatro fortificações próximas à cidade e tem um aspecto de zigue-zague muito interessante, por isso se pensou, durante muito tempo, que fosse um forte. Qenqo fica a 1,5 km de Sacsayhuamán e a 3 km de Cuzco. Trata-se de um oratório dedicado ao deus da guerra, representado por um puma. O lugar era também um oráculo onde eram feitas consultas aos deuses antes de iniciarem uma guerra.

A terceira construção é Puca Pucara que fica a 8 km da cidade. O conjunto de pedra conserva muros, corredores, salas, aquedutos e fontes. A quarta, Tambomachay, foi a que achei mais interessante. É uma construção que contém terraços de pedra talhada, pelos quais a água flui. Acredita-se que pudesse ser um lugar de descanso, uma hospedaria ou mesmo um local para culto da água.

Nós visitamos essas construções a cavalo. Mas para quem quer economizar e tem algum preparo físico, também é possível ir a pé e pegar um ônibus para voltar. A volta não tem erro, pois todos os ônibus que passam em direção a Cuzco acabam parando no centro da cidade.O passeio a cavalo não foi muito bem sucedido. Primeiro, nos disseram que eles eram mansos, quando na verdade não eram tão mansos assim. Depois, quando começou a chuviscar o rapaz nos deixou em Puca Pucara e disse que tinha que retornar com os cavalos.


Dicas
  • Respeite os limites do seu corpo ao chegar em Cuzco. As pessoas sentem o efeito da altitude de formas diferentes. Algumas necessitam, inclusive, de oxigênio. Normalmente os hotéis têm. Peça se sentir-se muito mal. Os efeitos não começam logo que você chega, mas cerca de 3h-4h depois. Algumas pessoas sentem dor de cabeça, cansaço, suores frios. No meu caso, eu me sentia bem e, repentinamente, tudo "preteava" ao meu redor e eu suava frio, quase perdendo os sentidos. Então passei o restante daquele dia deitada e, no dia seguinte, estava bem.
  • Existem pílulas para os efeitos da altitude, as chamadas "Soroche Pills". Não sei ao certo dizer o quão eficientes são.
  • Para Cuzco valem os mesmos cuidados que em Lima. Cuide com a água que vai beber e com os táxis que vai tomar.
  • Seja cauteloso também em relação aos passeios que lhe oferecem enquanto anda na rua ou visita os pontos turísticos. Prefira contratá-los junto a alguma agência ou ao hotel. Você pode pagar um pouco a mais por isso, mas não correrá o risco de ser deixado no meio do passeio sob alegação de chuva, como ocorreu conosco.
  • Dizem que o chá de coca ajuda a amenizar os efeitos da altitude. Você chega ao hotel e é a primeira coisa que lhe oferecem. E, não, ele não dá "barato" algum. 
  • A cidade sofreu inúmeros terremotos ao longo dos anos. É curioso observar que nos hotéis há alarmes e instruções do que fazer em caso de terremoto (ficar sob a porta).
  • Existem bilhetes turísticos integrados. Você compra o bilhete e pode visitar algumas atrações com aquele bilhete que tem validade por x dias (o x é porque não lembro exatamente quantos dias são). São 3 circuitos diferentes, mas dois são na própria cidade. O das 4 construções que falei acima e o dos museus. O valor atual de cada bilhete é 70 soles. Mais informações no site oficial.