quarta-feira, 18 de junho de 2008

Frio de renguear cusco

Ontem (17.06.08), às 7h30min da manhã o termômetro da José Bonifácio, na redenção marcava 1° C . Eu corro de manhã há pelo menos 8 anos e nunca tinha visto aquele termômetro marcar 1° grau. Já tinha visto 2, 4, mas nunca 1°C. Sei que a precisão desse termômetro não é lá isso tudo e que a temperatura "oficial" ontem em Porto Alegre foi de 1,8°C, mas que este outono é dos mais frios dos últimos tempos, ninguém vai poder negar.

Isso vem de encontro a uma tese que o Juliano defende há algum tempo, depois de muito assistir ao Discovery Channel. O aquecimento global vai tornar os nossos invernos aqui no sul mais intensos. Isso, porque as massas de ar polar vão ficar estacionadas por aqui ao invés de subir para o centro do país como hoje ocorre. Não tem nada de científico no meu comentário, mas eu tenho sentido falta das temperaturas amenas. Nos últimos anos o que temos é verão ou inverno. Quando aquece, aquece pra valer, a temperatura vai a 30°C como ocorreu no último maio. E no mesmo mês tivemos 4°C. Onde foram parar aqueles dias agradáveis de outono, com solzinho e temperatura de 15°C? Eu não sei. Mas no nosso clima parece que esses dias estão em extinção.

Nenhum comentário: