sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Dia do Programador

Graças à Luciana, minha colega que escreve o blog Mundinho Surreal eu descobri que hoje, 13 de setembro é o Dia do Programador. Vocês não tem noção do quão emocionada fiquei com essa descoberta.

Exagero? Não. Eu trabalho com informática há exatamente 15 anos e não bastasse a falta de regulamentação da profissão (sim, porque caso vocês não saibam qualquer pessoa pode acordar um dia pela manhã e dizer que é programador que não será caracterizado como exercício ilegal da profissão) todos os anos eu chorava ao pensar que quase todos os profissionais possuem dias para homenageá-los e eu não tinha um dia. Para piorar a situação, minha irmã formou-se em medicina há uns cinco anos e minha mãe sempre dá presentes pra ela no dia do médico. Não é injusto? Não mais, agora eu também tenho um dia. Ou tinha, mas só descobri agora.

O dia do programador, obviamente tinha que ter alguma explicação nerd como pode ser constatado na Wikipedia. Ocorre no 256º dia do ano, porque 256 é igual a 28 (2 elevado à 8ª potência), e 8 são os números de bits de um byte, o que dá exatamente o dia 13 de setembro, exceto em anos bissextos, nos quais ele é comemorado no dia 12 de setembro.

No Brasil, essa tradição não existe, mas mundo afora é um dia para os programadores fazerem coisas como "conversar sobre programação com quem não entende nada e assistir a filmes apreciados por programadores como Guerra nas Estrelas".

Acho que prefiro comemorar o dia do programador comendo chocolate.... Mas um ótimo dia para todos os programadores mundo afora.

Nenhum comentário: