sábado, 15 de agosto de 2009

A Mostra de Arte Francesa no MARGS

O programa do mês, aqui em Porto Alegre, é visitar a Mostra "Arte na França 1860 - 1960: O Realismo" no MARGS. A mostra está aberta até 30/08 e o ingresso é 1Kg de alimento não perecível. Imperdível pelos seguintes motivos:

* Não é todo dia que temos uma exposição de arte de alto nível na cidade.
* É uma boa oportunidade para você aprender um pouco sobre arte.
* É um programa que você pode fazer só, com seu sobrinho de 7 anos, com sua avó ou com toda a família.
* O ingresso é muito pouco e você ainda ajuda quem necessita de alimento.

Obviamente, que na visita, você não verá apenas obras desse período. Verá também obras do próprio Margs e outras bem contemporâneas. Mas a obra mais visitada por todos, sem dúvida, é "As Meninas", de Renoir. Não sou grande conhecedora de arte, mas consigo entender porque certos artistas se tornaram tão cultuados.
Do mesmo modo, nas pinturas "retratos", muitas vezes, parece que o retratado está olhando para você. Os olhos tem um brilho e uma luz que apenas os bons conseguem retratar. E com relação às paisagens, elas também apresentam um jogo de luz e sombra que "qualquer um" não pinta.

Repare na reprodução da obra ao lado. Talvez seja algo que só tenha transparecido aos meus olhos, mas olhando a menina que rema tanto pela direita, quanto pela esquerda, pareceu-me que ela continuava olhando para o meu lado. As próprias cores das ondas do rio, parecem variar conforme a luminosidade. Gostei. Mais do que das meninas.

Então, se consegui animá-lo, não perca a oportunidade. Mas se for nos finais de semana, dê preferência para para o turno da manhã ou início da tarde. Chegamos umas 14h e ficamos uns dez minutinhos na fila da entrada apenas. Tinha gente, mas ainda era possível enxergar os quadros. Quando saímos, a fila estava imensa e já estava bem mais difícil se movimentar lá dentro. A visitação de terças a domingos, das 10 às 19 horas.

Um comentário:

Unknown disse...

Anelise,
Lendo seu post sobre a exposição no MARGS me recordei das pinturas de Athaide no teto da sacristia de uma das igrejas de Mariana-MG (não recordo o nome). Não importa de que lado você esteja, os olhares estão sempre voltados para você. É um trabalho secular, que merece uma vista mais de perto. Você conhece Mariana, em Minas Gerais? Bom, talvez não lembre de mim, mas trocamos muitas correspondências quando eramos apenas adolescentes. Ainda guardo todas as suas cartas. Elas eram inspiradoras e transpareciam serenidade, determinação e amor pela vida. Pelos comentários que li no Orkut Você parece ter se tornado uma mulher bem sucedida e muito admirada por todos. Parabéns! Eu sai de Belém em 2003, também estou casado, tenho dois filhos e estou morando em Niterói no Rio de Janeiro, onde trabalho na Petrobras. Desejo toda felicidade do mundo pra você e sua família. Se não se importar, gostaria de continuar lendo e comentado seus posts.
Um grande abraço!!!
Lauro Matos da Cruz