A trilha mais longa que pode ser percorrida em Bombinhas e que pode iniciar em Canto Grande é a COSTEIRA DE ZIMBROS. Se você não é muito adepto a grandes caminhadas, é melhor ir de carro até o final da praia de Zimbros e só iniciar a trilha lá. Nós optamos por percorrê-la inteira, o que significa andar mais ou menos 6Km pela beira da praia de Canto Grande até a extremidade direita de Zimbros. Lá, há (ou havia na época em que fomos) um quiosque de beira de praia no qual você pode comprar água ou algum lanchinho pra carregar. É ali que o carro também será deixado se você optar por ir de Canto Grande a Zimbros de carro.
A trilha passa por 4 praias: Praia do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha. O acesso só é possível através da trilha, de modo que quanto mais afastada a praia, mais deserta.
Alguns trechos da trilha são mais acentuados. No início há uma subida e para chegar à cachoeira não é muito fácil, não. É necessário de 2 a 3 horas para ir e retornar. Não é aconselhável, portanto, ir no final do dia.
1 - Praia do Cardoso
Com uns 20 minutos de trilha, a primeira praia que você avistará é a do Cardoso. É uma praia pequena, que possui extensão aproximada de 130 metros e por não ser tão longe ainda é frequentada por famílias e casais.
2 - Praia da Lagoa
Seguindo pela trilha, a próxima praia é a da Lagoa, que, como o nome diz, tem uma lagoa entre sua areia e a mata que a cerca. A extensão é de cerca de 300 metros.
3 - Praia Triste
Bem mais longe, está a Praia Triste. Não sei o motivo do nome, mas não pareceu ser uma praia tão triste assim, pelo contrário é bonita e bucólica. Possui extensão de 380 metros e é bastante deserta, com suas águas calmas, que convidam para um banho de mar. É aqui também que existe uma trilha alternativa, mais para dentro da mata que leva a uma cachoeira. A trilha é curta, cerca de 15-20 minutos, no entanto, tem uma descida bem pesada quando chega próxima à cachoeira. Na época em que fomos, havia, inclusive, cordas e cipós para auxiliar a descida.
4 - Praia Vermelha
A última praia e também a mais distante é a Praia Vermelha, que possui esse nome devido ao barro que escorre das encostas e colore a praia. É um pouco mais extensa que as demais (600 metros), bastante deserta e repleta de mosquitos. Por isso é bom ter repelente às mãos. A caminhada é um pouco mais difícil nesse trecho, com algumas subidas. Na minha opinião é a menos bonita das quatro praias, mas certamente vale chegar até ela e conhecê-la, até para você dizer que percorreu a trilha inteira!
Uma última dica: tenha em mãos protetor solar e repelente para realizar essa trilha. Por ser próxima à mata e a lagoas, há os "borrachudos" da região. Além disso, como é longa, mesmo que tenha vento, o sol queima e muito. Há muito decidi que não faço trilhas na praia sem meu bom boné, com tecido com proteção UV.