sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Trilhas em Bombinhas, Canto Grande - Parte II

Estava em férias e em breve aqui falarei disso por aqui. Por enquanto, vamos a segunda parte das trilhas em Canto Grande.

A trilha mais longa que pode ser percorrida em Bombinhas e que pode iniciar em Canto Grande é a COSTEIRA DE ZIMBROS. Se você não é muito adepto a grandes caminhadas, é melhor ir de carro até o final da praia de Zimbros e só iniciar a trilha lá. Nós optamos por percorrê-la inteira, o que significa andar mais ou menos 6Km pela beira da praia de Canto Grande até a extremidade direita de Zimbros. Lá, há (ou havia na época em que fomos) um quiosque de beira de praia no qual você pode comprar água ou algum lanchinho pra carregar. É ali que o carro também será deixado se você optar por ir de Canto Grande a Zimbros de carro.

A trilha passa por 4 praias: Praia do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha. O acesso só é possível através da trilha, de modo que quanto mais afastada a praia, mais deserta.

Alguns trechos da trilha são mais acentuados. No início há uma subida e para chegar à cachoeira não é muito fácil, não. É necessário de 2 a 3 horas para ir e retornar. Não é aconselhável, portanto, ir no final do dia.

1 - Praia do Cardoso

Com uns 20 minutos de trilha, a primeira praia que você avistará é a do Cardoso. É uma praia pequena, que possui extensão aproximada de 130 metros e por não ser tão longe ainda é frequentada por famílias e casais.

2 - Praia da Lagoa

Seguindo pela trilha, a próxima praia é a da Lagoa, que, como o nome diz, tem uma lagoa entre sua areia e a mata que a cerca. A extensão é de cerca de 300 metros.

3 - Praia Triste

Bem mais longe, está a Praia Triste. Não sei o motivo do nome, mas não pareceu ser uma praia tão triste assim, pelo contrário é bonita e bucólica. Possui extensão de 380 metros e é bastante deserta, com suas águas calmas, que convidam para um banho de mar. É aqui também que existe uma trilha alternativa, mais para dentro da mata que leva a uma cachoeira. A trilha é curta, cerca de 15-20 minutos, no entanto, tem uma descida bem pesada quando chega próxima à cachoeira. Na época em que fomos, havia, inclusive, cordas e cipós para auxiliar a descida.

4 - Praia Vermelha

A última praia e também a mais distante é a Praia Vermelha, que possui esse nome devido ao barro que escorre das encostas e colore a praia. É um pouco mais extensa que as demais (600 metros), bastante deserta e repleta de mosquitos. Por isso é bom ter repelente às mãos. A caminhada é um pouco mais difícil nesse trecho, com algumas subidas. Na minha opinião é a menos bonita das quatro praias, mas certamente vale chegar até ela e conhecê-la, até para você dizer que percorreu a trilha inteira!

Uma última dica: tenha em mãos protetor solar e repelente para realizar essa trilha. Por ser próxima à mata e a lagoas, há os "borrachudos" da região. Além disso, como é longa, mesmo que tenha vento, o sol queima e muito. Há muito decidi que não faço trilhas na praia sem meu bom boné, com tecido com proteção UV.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Trilhas em Bombinhas, Canto Grande - Parte I

Bombinhas fica a cerca de 60Km ao norte de Florianópolis e é um destino mais procurado por paranaenses do que por gaúchos, dada a proximidade com o estado do Paraná. Sem dúvida, é um dos lugares mais bonitos em Santa Catarina e, onde ainda é possível conseguir alguma tranquilidade mesmo no carnaval, se você escolher a praia certa. Para quem gosta de águas calmas e está acompanhado de crianças, a melhor praia é Bombas. Para quem gosta de surf é Mariscal. Nós optamos por ficar em Canto Grande, uma das praias menos conhecidas e mais calmas. Explico: é o melhor lugar para quem quer alternar entre praia de mar calmo e praia de mar forte e também o melhor ponto para as trilhas.

Outro ponto a favor de Canto Grande é que não foi tão difícil encontrar lugar para ficar, a preço justo. Conseguimos uma casa com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro na rua principal, quase ao lado de supermercado e a umas duas quadras de uma sorveteria (muito importante!). Os preços caem a partir da quarta-feira de cinzas, inclusive.

Mas vamos às trilhas:

- Trilha do Morro do Macaco
A primeira trilha que você deve fazer em Canto Grande é ao Morro do Macaco. Ela é bastante curta, tem cerca de 760m apenas e leva ao ao 2º ponto mais elevado da cidade, com aproximadamente 180 metros de altitude e duração de aproximadamente 20 minutos. Encontrá-la é fácil. Vá até a última rua em direção à praia, a que fica mais próxima do morro com uma pedra, que se avista de bem longe. Você encontrará uma placa indicativa do ponto onde subir.

Depois disso, basta um pouquinho de fôlego. A trilha é curta, mas um pouco pesada, porque se sobe bastante. Há alguns degraus moldados nas pedras, o que facilita bastante. O sofrimento compensa. Você terá uma vista panorâmica de todo o município. Subindo ali você também consegue entender porque é possível alternar entre praia de mar fraco e mar forte nesse ponto da região: em um lado temos o Canto Grande propriamente dito, que é a parte calminha da praia. Do outro, as ondas do que seria a Praia da Conceição(ou continuação da Praia do Mariscal).

- Trilha da Tainha – 1.700,00 m
Outra trilha bem interessante de se fazer, porém um pouco mais longa, é a que serve de acesso do Canto Grande à Praia da Tainha. O início da trilha é no Canto Grande (bem no canto mesmo, no fim da praia onde inicia a mata há uma entrada meio escondida). Se você acha que não vai encontrar, existe mapa na web. É uma trilha bem característica, com vegetação formada por mata atlântica. Há trechos onde é mais aberta, com vegetação rasteira e trechos onde é mata fechada mesmo. Não é uma trilha difícil, o máximo que você encontrará são algumas pedras e desníveis. Só é um pouco extensa, leva-se cerca de 1h para ir e outra pra voltar (na realidade a volta é sempre mais rápida).

A trilha termina em uma estrada. Seguindo mais alguns metros por esta estrada está a Praia da Tainha, uma das mais inacessíveis e, por isso mesmo, sossegada e tranqüila. É bom lembrar que não há nenhum tipo de comércio nesta praia (ou pelo menos não é para haver).

- Mirante Eco 360º
Quando você chega ao final da trilha da Tainha (na estrada) consegue avistar o Mirante Eco 360º, ponto mais alto do município que proporciona uma visão de 360
graus de toda a região de Bombinhas, onde (dizem) se vê um dos mais belos nascer e pôr-do-sol do litoral.

É possível chegar a pé, porém, a impressão que temos, ao avistar o mirante na trilha é que é perto. Não se engane, não é muito perto e a subida não é muito fácil. Nós acabamos indo de carro. Existe uma estrada que começa na praia de Conceição. Na base do mirante, há um museu com exemplares de espécies de fauna local empalhadas.

O mirante é de tirar o fôlego e realmente é 360º. Para cada um dos lados que você olhar terá uma visão linda da região.

Mais trilhas em Canto Grande na parte 2.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um monte de ideias soltas

Fico mais filosófica numa época do ano em que se trabalha menos e se assiste TV demais em meio a reuniões familiares. Foram muitas reflexões no período de mini-férias que exponho parcialmente agora.
***
Não sou muito chegada a Natais e, me desculpem os mais otimistas, a cada novo ano vou percebendo que a virada do ano é apenas um marco no calendário. De qualquer modo, sempre tive metas de ano novo. Esse ano, não. Decidi que minha única meta é não estabelecer metas e buscar dias perfeitos, ou, se não forem possíveis os dias perfeitos, que ao menos eu viva momentos perfeitos e seja capaz de proporcioná-los a todos aqueles que amo.
***
Como o ano novo no Brasil só começa depois do Carnaval estou adiando meus desejos de feliz 2010 pra 18/02.
***
Na véspera do Natal, se ainda estão lembrados o menino Sean Goldman, aquele cujo pai norte-americano brigava na justiça com a avó materna foi entregue ao pai por uma decisão do Min. Gilmar Mendes do STF. O que me impressionou no caso não foi a decisão: o menino tinha que ser entregue ao pai, já que não cabe a lei brasileira julgar o caso, já que o domicílio do casal era os EUA e o menino nasceu lá. Quer dizer, é a justiça americana quem tem que julgar mesmo.

O problema é a falta de sensibilidade e, na minha opinião, o desrespeito ao próprio Estatuto da Criança e do Adolescente: lá diz que antes da adoção de uma criança por um casal estrangeiro, exige-se um estágio de convivência de 30 dias aqui no Brasil. Convenhamos que a situação é quase a que se verifica numa adoção: o menino não tinha contato com o pai desde os 4 anos e aí, de repente, vai para o outro lado do mundo com esse estranho, e, ainda por cima num avião fretado por uma emissora de TV americana.

***
Previsão pra 2010: no Natal, ninguém mais vai lembrar que o ator Charlie Sheen esteve preso no Natal de 2009.
***
A notícia mais importante de 2009 e que terá grande impacto social se confirmada (imaginem a falência dos salões de beleza) foi essa: Cientistas estão desenvolvendo pílula para alisar o cabelo.
***
Eu tinha certeza que o Latino ia gravar a versão brasileira de 'I gotta feeling' e que seria o hit do verão. Mas parece que essa previsão errei.
***
Gostei muito de Avatar: da tecnologia 3D, da fotografia, dos efeitos visuais e até da historinha. Mas sabem qual a única coisa que eu queria pra mim do mundo mostrado no filme? A capacidade de colocar a minha mente de 35, num corpinho de 18.
***
A virada de ano novo foi uma prova da evolução da humanidade. É um alívio ver foguetes perigosos e barulhentos serem substituídos por aqueles fogos coloridos silenciosos, luminosos e muito mais bonitos, mesmo em lugares como Cidreira.
***
Eu sei que poderia ter postado tudo isso no Twitter, mas não gosto muito da ideia de ser limitada por 140 caracteres.