terça-feira, 19 de julho de 2011

Diário de mãe: o quinto mês - parte 1

Semana 1:
Quando o bebê completa 4 meses, é necessário repetir todas as vacinas que foram dadas com 2 meses. Como fiquei com trauma daquela do rotavírus, decidi iniciar pela tetravalente (no meu caso penta) e a pneumo-13.

Não sei se foi devido às vacinas, mas passou a semana dormindo muito mal. Acorda no meio da noite e não adianta embalar, demora um tempão pra voltar a dormir e berra. Aliás, que goela ele tem! Talvez para mães com relógio biológico mais noturno seja um pouco mais fácil, mas para mim essa história das noites é o que há de pior em ser mãe. Eu adoro dormir cedo e acordar cedo, nem nos meus tempos de juventude eu gostava de passar a madrugada acordada. Portanto, o gurizinho me deixa de muito mau humor quando dorme mal... a ponto de pensar que ele vai ser filho único mesmo.

Sempre me diziam que depois dos 3 meses os bebês dormem a noite toda. Pura conversa pra gente não se desencorajar.

Os dias chuvosos também são terríveis. Como ele não sai para passear nesses dias fica completamente entediado dentro do apartamento. E ranzinza, claro.

Semana 2:
A grande novidade da semana foi que ele finalmente começou a gostar de chupeta. O segredo? Honestamente não sei. Volta e meia quando ele estava agitado eu tentava a chupeta e ele virava o rosto ou só ficava com a gente segurando. Mas, sem mais nem menos, começou a chupar sozinho. Percebi apenas que ele tentava sugar tudo o que encontrava pela frente e aí tentei a chupeta de novo. Deu certo.

E que benção pra nós, pais, a chupeta! Ele fica quietinho chupando e assistindo TV por um bom tempo, não fica nervoso quando está com sono e dorme mais fácil.

Dormir à noite, aliás, está bem fácil agora. Deito com ele na minha cama, ele no travesseiro dele, enrolado nas cobertas, com a sua chupeta. Quando está quase dormindo eu tiro a chupeta, ele se vira para o meu lado e dorme. Em alguns dias leva menos do que 15 minutos.

O problema é que tem acordado diariamente às 4h da manhã e custa a dormir novamente. Para este problema ainda não encontramos solução.

Ele coloca a boca em tudo o que aparece pela frente agora. E tenta agarrar tudo o que aparece pela frente, o que torna o banho dele bem engraçado. Primeiro, porque ele tenta beber a água do banho e faz cara feia. Segundo, porque ele tenta, em vão, agarrar a água.

Pra terminar: ouvi comentários de que eu assusto quem quer ser mãe com o que escrevo. Quanto a isso não se preocupem... como comentou meu amigo Gabriel dias atrás aqui, gargalhada de bebê é a coisa mais gostosa do mundo!

2 comentários:

Natália disse...

oi, adorei seu blog. Eu tenho um filho de 3 meses. Tô te seguindo e te convido pra me seguir tbm... Bjus

Ed.Londero disse...

Criar dois dá quase o mesmo trabalho e depois de um pouco crescidos fazem companhia um para o outro.
Senão, a companhia indispensável e sempre solicitada será a dos pais.