segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Diário de mãe: o quinto mês - parte 2

Semana 3:
Muitos acontecimentos nessa semana. Finalmente levei ele para tomar a segunda dose da vacina contra o rotavírus. Demorei para criar coragem porque na primeira dose ele ficou chorando por 24 horas. Mas foi tudo bem na segunda dose, ele parece não ter tido reação, a exceção do fato de praticamente não ter dormido durante o dia. À noite, porém, dormiu como tem dormido: deitado na minha cama, ao meu lado, sem embalar e em menos de 15 minutos.

Acredite se quiser, a única reação aparente à vacina foi que ele perdeu o gosto recém adquirido pela chupeta. Não quis saber dela por três dias, só no quarto voltou lentamente a gostar. Mas uma coisa é certa: ele gosta da chupeta apenas quando tem sono e fome. O que até acho bom.

Nessa semana, ele também fez a primeira viagem para a serra. Fomos até Nova Petrópolis. Viagem tranquilíssima: dormiu tanto na ida, quanto na volta e foi sozinho no bebê-conforto, no banco de trás. Quanto ao passeio, ele estava no céu. Muitas coisas novas pra olhar, várias pessoas lhe dando atenção e conversando com ele... esqueceu até de mamar. Preferia ficar olhando o ambiente.

Mas o pior da semana foi o susto. Deixei-o sem cinto no bebê-conforto por 2 minutos e este estava sobre a cama. Pois nesse tempo ele conseguiu se jogar pra fora do bebê-conforto e cair de barriga pra baixo no chão. Por sorte foi apenas o susto mesmo, ele não bateu com a cabeça, nem nada e parou de chorar logo que eu o peguei. Todavia, aprendi que não dá pra deixar mais ele sozinho e solto em lugar algum, pois já se mexe o suficiente pra se jogar.

Semana 4:
Ele está quase sentando sozinho. Consegue erguer o corpo até a metade do caminho. E aprendeu que pode se apoiar nos cotovelos pra fazer isso. Também adora ficar em pezinho agora. Claro que só consegue fazer isso com a nossa ajuda, mas adora fingir que está caminhando.

Meu guri se tornou um bebê bem risonho. Não é daqueles que estranha as pessoas, ri sem distinção pra todo mundo quando está feliz. E fica feliz quase todo o tempo, principalmente quando está na rua.

Porém, quase aos 5 meses continua aprontando. Uso fraldas descartáveis de boas marcas, mas volta e meia acontece um acidente. O cocô sobe para as costas e suja a roupa inteira. O mais engraçado disso tudo é que ele parece escolher justamente horários em que estamos atrasados para alguma coisa para fazer isso ou os eventos festivos. Então a gente nunca pode sair de casa sem uma muda de roupa completa pra ele.

Um comentário:

Neli disse...

O meu tem quase 5 anos e eu ainda levo muda de roupa extra prá quase todos os lugares... vai te acostumando. Depois das fraldas, vem o xixi na calça que escapa, ou as comidas que teimam em parar na roupa...