quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Diário de mãe: o sexto mês - parte 2

Semana 3:
Meu gurizinho a cada dia descobre uma nova artimanha: agora ele aprendeu a tirar a meia do pé, atirar longe e chupar o dedão. Ele também quer pegar tudo o que encontra pela frente, principalmente aquilo que não é brinquedo. Tem loucura pelo controle remoto da TV e por papel. Sabe pacote de bisnaguinha Seven Boys? Aquilo é vermelho e faz barulho, então ele fica enloquecido pra pegar. E já chora quando a gente tira do alcance aquilo que ele quer pegar.

Trocar a fralda também está ficando difícil, pois ele se vira, tentando pegar e colocar na boca tudo o que está pela frente, desde a fralda suja, até a pomada das assaduras. Como diz minha mãe, ele é um curiosão. Quero só ver o que me espera quando começar a caminhar.


Semana 4:
Nessa semana iniciei a sopinha: coloco 1 colher de arroz, 1 batata pequena, meia cenoura, um pedacinho de moranga e uma pitada de sal. Poderia colocar também um pedaço de peito de frango, mas não tinha em casa no primeiro dia, então, fiz sem. Aliás, ainda bem, pois nos três primeiros dias ele comia só umas quatro colheradas e depois não queria mais. No quarto dia, segui o conselho da minha mãe e resolvi passar a sopa em uma peneira ao invés de só amassar com o garfo. Aí ele comeu bastante. Hoje (sexto dia de sopa) ele não só comeu tudo o que coloquei no prato, como ficou pedindo mais. Na pressa de dar mais, nem passei direito na peneira e ele comeu até grão de arroz sem reclamar. Acho que agora já posso tentar o frango desfiado.


Eu costumo fazer a sopa e guardar na geladeira por 2 dias, esquentando no microondas apenas o que vou dar para ele. Coloco de 15 a 30 segundos no microondas, depois amasso e misturo pra ficar um aquecimento uniforme.

Há algum tempo recebi um e-mail que dizia que o treinamento para dar papinha para o bebê era colocar um melão pendurado, balançando, fazer um buraco no melão e tentar enfiar uma colher por aquele buraco. Brincadeira à parte, é a pura verdade: ou ele acha que eu não sou rápida o bastante e fica tentando tirar a colher da minha mão, ou ele empurra a minha mão com o braço. Resultado: sujeira por todos os lados e moranga até dentro do nariz do guri após a papinha.

A consequência da alimentação pastosa é um assunto que não é dos mais agradáveis: já disse aqui que constipação não é um dos problemas do meu guri. Ele sempre fez o número 2 várias vezes ao dia. Pois agora, com a alimentação, agravou. Ele faz menos vezes, mas aumentou muito a quantidade. Cada vez que ele evacua, faz uma sujeirada braba de limpar. Raro é o dia em que não preciso trocar ele inteiro depois disso. Dias atrás, até precisei improvisar um banho de bacia, pois subiu até pro cabelo. Tomara que um dia ele leia isso pra saber o que eu passei e não seja mal-agradecido.

2 comentários:

forinti disse...

Puxa vida, o Chico é igual. Adora arrancar as meias, babar o controle todo (ele tem o próprio, que é mais limpinho) e rasgar papel.

Natália disse...

OI ANE ME TIRA UMA DÚVIDA, QUANDO SEU FILHO INICIOU COM SÓLIDOS O COCOZINHO DELE MUDOU? E A FREQUENCIA COMO FICOU? AGUARDO RESPOSTAS. BJUS