sábado, 13 de junho de 2009

Museu Iberê Camargo

Eu havia comentado anteriormente que haviam poucas opções de passeios para dias de chuva em Porto Alegre. Na época ainda não havia sido inaugurada a sede da Fundação Iberê Camargo. Logicamente que se for para sugerir dia e horário da visita, o ideal é um dia ensolarado, mais para o final da tarde. Você terá o privilégio de assistir ao famoso pôr-do-sol do Guaíba de um dos melhores pontos da cidade. Mas vale a visita em dias chuvosos e frios também. Eu considero visita obrigatória para quem fizer turismo em Porto Alegre.

O centro foi inagurado em 2008. E lá você terá à disposição uma exposição permanente de Iberê Camargo (um dos mais famosos pintores gaúchos e brasileiros do Século XX), além de exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. Existe ainda uma programação variável que é bem interessante: por exemplo, nesse final de semana, estão ocorrendo visitas mediadas e oficinas de colagem cromática e auto-retrato.

O que chama mais a atenção, todavia, é o prédio da sede. A arquitetura também é uma obra de arte: o projeto, do arquiteto português Álvaro Siza, recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002 e não utiliza tijolos ou elementos de vedação, é armado em concreto branco. Existe ainda a preocupação ambiental: a água da chuva é reutilizada nos banheiros e uma pequena estação de tratamento de efluentes faz o tratamento dos resíduos sólidos e líquidos no próprio local, servindo a água resultante para alimentar a vegetação.

Como a localização é uma das melhores da cidade - na Av. Padre Cacique, às margens do Guaíba - é impossível passar de carro pela avenida e não ser atraído pelo prédio. Ele realmente chama a atenção.

O ingresso é gratuito (paga-se apenas o estacionamento, se você for de carro) e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 12h às 19h, excepcionando as quintas em que o funciona até as 21h.

Para fazer uma visita "virtual", sugiro ler o que a Tatiana Klix escreveu e olhar as muitas fotos, também de autoria dela.

Site Oficial: http://www.iberecamargo.org.br

Nenhum comentário: