segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Os Parques da Califórnia

Quando se fala em parques na Califórnia, muita gente pensa em DisneyLand. No entanto, o estado americano oferece muito mais do que apenas parques temáticos. Existe uma diversidade enorme de paisagens entre o norte e o sul do estado. Viajei pelo estado em 2003 e trago boas recordações de três parques nacionais que lá visitei, cada qual no seu estilo e completamente diferente do outro. Então, para quem for viajar pra lá e quiser conhecer lugares pouco conhecidos entre nós, brasileiros, que fogem um pouquinho do tradicional, seguem algumas dicas.

Dica geral número 1: consiga um carro. Se não tiver companhia nativa, alugue um. Dificilmente você conseguirá visitar os parques sem veículo próprio, já que o transporte público interestadual nos Eua é muito ruim. Com um bom mapa, você consegue se achar relativamente fácil nas estradas. Existem bons mapas rodoviários do estado nos EUA que podem sem adquiridos em qualquer papelaria.

Sobre os parques:

1. Joshua Tree National Park
É um parque localizado a sudoeste da Califórnia. Fica a cento e poucos quilômetros de Los Angeles e sua principal característica é estar localizado em dois desertos: Colorado e Mojave. Eu nunca havia estado em um deserto antes, então, o que posso dizer é que não me pareceu tão seco, quanto eu imaginava. A umidade média fica em torno de 25%. A temperatura no outono é bem agradável, entre 10º e 29º C. Dizem que no verão chega a 40º C.

O nome do parque, Joshua Tree, é devido a predominância de uma árvore com esse nome na vegetação. A vegetação é composta basicamente de um arbusto semelhante a capim, cactus e essa árvore.


Para percorrer os muitos quilômetros do parque (nós nem chegamos a percorrer tudo, porque ele é enorme), você vai precisar de carro. Durante o nosso passeio, também encontramos alpinistas escalando rochas e mesmo pessoas acampando. Há quem diga que o parque é excelente para observação de pássaros, mas creio que seja necessário algum conhecimento mais profundo do assunto. Também é possível percorrer trilhas, algumas guiadas, dependendo da época do ano e do horário.

Existe um passe que você pode comprar para o carro e todos os seus ocupantes. Pelo que sei, o passe vale por 7 dias, então você paga em torno de US$ 15 e poderia entrar e sair quantas vezes quisesse por 7 dias.

Na minha opinião, mesmo que você não seja alpinista ou não goste de caminhar, o parque vale a visita pela paisagem peculiar. Ainda não encontrei nada parecido em outro lugar.

2. Sequoia & Kings Canyon National Park
Quando visitei o Sequoia & o Kings Canyon (são dois parques "grudados"), fiquei com torcicolo. Isso, porque você passa muito tempo olhando para cima nesses parques. São os parques que abrigam as Sequóias gigantes, árvores com até 100 metros de altura muito, mas muito antigas.


Nesse parque está o que se acredita ser o ser vivo mais antigo do planeta: uma árvore chamada General Sherman, que, acredita-se possa ter 2.700 anos.

Além das Sequóias, que realmente impressionam devido à altura e largura do tronco (algumas tem mais de 100 metros de altura e 30 metros de diâmetro no caule), o parque oferece aquelas atrações básicas de parques: camping, trilhas, contato com a natureza.

Os dois parques são enormes, chegam a ocupar 1,635.14 km2. Visitando o parque, você também consegue entender porque é tão difícil controlar os incêndios na estação mais seca: com todo aquele tamanho e tanta madeiras, realmente é uma tarefa hercúlea apagá-los. Você percebe, em várias das árvores, inclusive, marcas de incêndios em seus troncos. O diâmetro do caule as ajuda a sobreviver.

Outra atração do Kings Canyon é uma rocha chamada Moro Rock. Existe uma trilha (curtinha) que leva você ao topo da rocha, contornando-a através de degraus "cavados" na rocha. A vista é incrível, especialmente no final da tarde.

O Sequoia National Park fica próximo da cidade de Visalia, aproximadamente a 370Km sudeste de San Francisco.


3. Yosemite
Você chega a Yosemite dirigindo aproximadamente 3.5 horas a partir de San Francisco. A paisagem do parque é muito interessante, há um contraste entre rochas, águas e árvores. Parece ser um lugar bastante utilizado no verão dos californianos para camping e finais de semana ao ar livre. Chama a atenção as muitas placas alertando para as pessoas não deixarem comidas expostas, por causa dos ursos. Não, não tive o prazer de encontrar nenhum. Eu fui no outono, acho que estavam todos hibernando.

Vi muita gente escalando as rochas, parece ser uma atividade bastante concorrida. Dizem que há 1300 km de trilhas para "hiking". Tentador para quem gosta.

Igualmente, na entrada no parque, para carros paga-se uma taxa válida por 7 dias (aproximadamente US$ 20).



Dica final: Se pretende ir, não deixe de visitar o site dos Parques Nacionais dos EUA, lá você encontra mapas dos parques e das estradas com todas as direções. Muito útil.

Um comentário:

Fábio disse...

Muito legal Ane, Joshua Tree me lembra a música do U2 - Joshua Tree "I still haven't found what I look for" conheçe?!
Bom início de semana