quarta-feira, 22 de julho de 2009

O inverno e o leite condensado

Almoço é apenas uma desculpa para a real refeição: a sobremesa. E se tem algo que eu realmente valorizo numa sobremesa é leite condensado. Não tem como um doce ficar ruim se um dos seus ingredientes é leite condensado.

Esse inverno tem sido particularmente frio e nós temos ficado muito tempo em casa. Sobremesas não rimam nada com inverno, mas como já disse, sobremesa pra mim cai bem em qualquer época do ano. E já que não sou muito adepta do álcool (embora um vinhozinho tenha seu valor) por algum motivo nesse inverno, o leite condensado tem sido minha maior companhia.

O meu repertório não é o de uma gourmet. Normalmente eu opto pela praticidade. Essas são as receitas que agradaram os paladares que passaram pela minha mesa.

1. Brigadeiro de colher
Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de cacau em pó e 1 colher de sopa de manteiga. Mexa até que comece a ficar consistente (mais ou menos 8 minutos). Misture 1 caixinha de creme de leite. Distribua em tacinhas (daquelas bem pequenas de plástico que se encontra em lojas de produtos de confeitaria) e cubra com M&Ms ou bolinhas de cereais com chocolate.

2. Mousse de Limão (ou de maracujá)
Essa qualquer criança faz: mistura-se uma lata de leite condensado, com o suco de 2 ou 3 limões (dependendo do tamanho). Dá pra bater na batedeira ou à mão. Com a batedeira é mais rápido, porque tem que ficar consistente. Depois mistura-se uma lata de creme de leite, sem soro. Umas 2 horinhas de geladeira e está pronto.

3. Creme de Bolacha Tortinhas
Você começa fazendo um creme: junte em uma panela 1 lata de leite condensado, 2 medidas de lata de leite, 2 gemas, 2 colheres de sopa de maisena e 2 colheres de sopa de margarina. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Então, acrescente 1 caixinha de creme de leite. Em um refratário, coloque uma camada desse creme.
Pique 1 pacote de bolachas Tortinhas (ou outra da sua preferência) e 1 pacote de merengue. Em cima do creme, coloque uma camada de bolachas e 1 camada de merengue. Se seu creme rendeu o suficiente, repita as camadas. Eu costumo terminar com uma camada com bolachas e merengue, pra dar um aspecto estético mais bonitinho, mas você pode decorar com chocolate ralado ou mesmo terminar com uma camada de creme.
(essa receita na realidade é uma adaptação de uma receita provinda dos biscoitos Isabela).

4. Torta de Requeijão
Ingredientes: 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite
2 copos de requeijão
3 ovos
2 olheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de maisena
3 colheres de sopa de açúcar
Bata as claras em neve e reserve. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador. Misture as claras, coloque numa forma untada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Depois, desinforme e leve à geladeira.

5. Pavê de Negrinho
Primeiramente, você bate 4 claras em neve com açúcar (eu uso 1 colher de açúcar por clara). Acrescente 1 lata de creme de leite, sem soro. Coloque num refratário 1 camada desse creme, 1 camada de bolachas (pode ser maria, maisena ou champagne). Você pode molhar as bolachas no leite ou em guaraná para amolecê-las antes de colocá-las no prato. Repita as camadas até acabar o creme. A última camada deve ser de bolachas.
A parte boa do doce é a cobertura: leve ao fogo 1 lata de leite condensado, com 3 colheres de cacau em pó (ou achocolatado do tipo Nescau). Mexa como se fosse fazer brigadeiro, mas o ponto é antes de desgrudar da panela. Assim que começar a ferver, você deve desligar. Cubra o doce com esse creme.

6. Mousse de Moça Fiesta
Bata no liquidificador uma lata de Moça Fiesta brigadeiro, um pouco de leite (como o Moça Fiesta é muito consistente, o leite amolece um pouco) e uma lata de creme de leite, sem soro. Reserve.
À parte, bata 2 claras em neve. Quando estiver no ponto, adicione 3 colheres de açúcar. Misture com a mistura anterior e leve ao congelador por algumas horas. Se deixar no congelador, vira um sorvete de chocolate. Se colocar na geladeira, um mousse. Ambos muito gostosos!

7. Creme da Cris
Essa incorporou-se recentemente ao meu repertório e foi indicada pela minha colega de projeto e de trabalho, Cristine. Prepara-se uma gelatina de qualquer sabor (a que usei foi cereja), seguindo as instruções da caixinha, mas prepara-se apenas metade da receita, ou seja, adiciona-se apenas os 250ml da água quente (e não se adiciona a parte da água fria). Mistura-se uma lata de leite condensado e uma caixinha de creme de leite. Depois geladeira.

Nenhum comentário: