quarta-feira, 1 de julho de 2009

Um pouco mais de educação, por favor!

O resultado da educação liberal, na qual os pais querem ser os bonzinhos e esperam que as escolas eduquem, são crianças que crescem sem nenhum limite, isso já é notório. A questão é que cada vez mais se vê adultos mal-educados e sem nenhum limite, coisa que há 10, 15 anos atrás era bem menos frequente. Cheguei a pegar época em que alguns homens levantavam no ônibus pra dar lugar pra mulheres e em que as palavras "por favor", "com licença" e "obriagado" eram usadas. Isso está cada vez mais raro.

Exemplo prático: estou em uma rua do centro de Porto Alegre, na calçada tentando passar algumas pessoas que estão a minha frente porque quero atravessar a rua enquanto o sinal está fechado. Justamente quando consigo passar, o sinal abre. Então acabei falando uma frase, em voz não muito alta, daquelas que tu falas pra ti mesma:

- Ah, droga, agora o sinal abriu.

Então, se vira um rapaz para mim, indignado:

- Se está com pressa, deveria ter saído mais cedo.

Eu sequer estava me dirigindo à criatura.

Algo precisa ser feito urgente. Ou em pouco tempo cada pessoa vai necessitar de uma calçada só pra ela.

Um comentário:

Luciano Pillar disse...

Anelise,

Esta falta de educação não foi dirigida nem a ti nem ao fato supostamente gerador dela. Esse tipo de atitude é simplesmente um desabafo de uma pessoa estressada. Uma vida muitas vezes em ritmo desumano acaba acumulando tensões numa pessoa que, quando menos se espera, estravazam para o mundo. É mais ou menos como uma panela de pressão num fogo que não se apaga, ou seja, tem a hora da explosão.

Pena é que, muitas vezes, como o estressado nem consciente está disto, acaba não agindo para mudar.

Um abraço.