terça-feira, 14 de julho de 2009

As piores práticas em um site

Como usuária de Internet há pelo menos 13 anos, e tendo trabalhado por uns 10 anos em construção de web, percebo algumas práticas que, acreditem, ainda me perseguem mesmo depois de toda a evolução da web e do surgimento de empresas especializadas em marketing digital. Normalmente quando me deparo com tais práticas, tento correr para longe daquele site. E o que é pior: são tão básicas que qualquer um que se proponha a montar um site deveria saber. Segue minha lista.

1. Não informar seu endereço físico, telefone ou e-mail para contato
Empresas, ONGs, entidades de classe ou governamentais, todas colocam um site na web para divulgar seus negócios, certo? Então, não existe motivo para montar um site na web, se você não coloca uma forma de ser contatado que fique visível em pelo menos 90% as páginas do seu site.

2. Colocar e-mail como contato e não responder os e-mails
Essa é a campeã. Para citar um exemplo: só na semana passada, enviei e-mails a 3 sites diferentes solicitando informações. Apenas 1 me retornou. Normalmente quem manda e-mail quer uma resposta rápida. Então não adianta ter endereço de e-mail em um site e levar dois meses para responder (aconteceu comigo certa vez).

3. Abertura com animações em flash que não servem pra nada
Normalmente são aberturas muito bonitas, com música, com slideshow, feitas para impressionar, mas que fazem o site ficar mais lento para carregar e só depois de, digamos, uns 4 minutos mandam você para a página inicial, quando poderiam ter mandado diretamente. Não tenho nada contra flash ou animações, desde que necessários para o objetivo daquele site. Em sites de filmes ou de jogos fazem parte do contexto. Em um site institucional ou de serviços não fazem muito sentido.

4. Navegação no site semelhante a estrutura interna da empresa
Colocar siglas de departamentos como, por exemplo, DEMOD, SUFIX ou CONTAB podem não fazer o menor sentido para quem não conhece a empresa ou órgão. Divisões como "produtos" e "serviços" também podem confundir o usuário que muitas vezes não sabe como a empresa classifica um produto ou um serviço. Lembre-se: quem está de fora não conhece sua empresa como você ou seus funcionários.

5. Muitos cliques pra chegar onde você deseja
Alguns portais têm o hábito de colocar uma chamada para um assunto e quando você clica nele mandarem para uma página com mais uma lista de assuntos, de modo que você precisa clicar umas 4 vezes até onde chegar onde deseja. Isso aumenta o número de page views (visualizações de página pelos usuários), mas faz qualquer um perder a paciência... e o interesse pelo assunto. Objetividade é tudo. Num mundo onde as pessoas não tem tempo a perder, o melhor é apresentar a informação com o menor número possível de cliques.

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