sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que fazer em 2 dias em: El Calafate

A ideia desse assunto veio quando constatei que na grande maioria das minhas viagens eu passei de dois a três dias em determinada cidade. O fato é que dois dias podem não ser muito, mas, com disposição e organização, creio ser possível aproveitar intensamente a estadia em um lugar. O primeiro lugar escolhido para essas dicas é El Calafate, na Patagônia Argentina.


Localização
A cidade fica na Patagônia Argentina, dista mais ou menos 700Km de Ushuaia, sobre a margem do Lago Argentino. É um lugar pequeno, com cerca de 20 mil habitantes e uma falta absoluta de mulheres (segundo os guias locais). O clima é frio, seco e ventoso. A cidade virou ponto turístico porque é a mais próxima do Glaciar Perito Moreno, um dos maiores (senão o maior) do mundo.

Sobre a cidade
O nome da cidade tem origem em uma frutinha típica da região, colhida dos arbustos que crescem em todos os lugares por ali. A frutinha lembra o blueberry, mas não sei dizer se é exatamente a mesma coisa.
A cidade é pequena. Tem uma longa avenida principal, onde fica praticamente tudo o que você precisa: hotéis, restaurantes, lojas, agências de turismo, locadoras de carros. (Quase) Impossível se perder.


Onde ficar
A rede hoteleira é boa, chegando à cidade você verá hotéis por todos os lados. Nós ficamos no Sierra Nevada Hotel, um lugar aconchegante, com vista para o lago, acomodações muito boas, limpas, sempre com um cheirinho agradável e com internet disponível de graça aos hóspedes.

Quando ir
Aconselho o verão. Os dias são longos, anoitece próximo das 22h e é possível desfrutar dos passeios nos glaciares, a principal atração. Durante o dia, apesar do vento é possível usar manga curta (a média de temperatura em janeiro é de 18,2C). À noite esfria bastante.

O que fazer em 2 dias:

1) A grande atração é o Glaciar Perito Moreno: fica a cerca de 80Km de El Calafate, dentro do Parque Nacional de Los Glaciares, chega-se por estrada asfaltada. Caso você viaje até El Calafate sem que seja através de pacote fechado, o melhor é contratar um passeio em uma das várias agências de turismo da cidade. Ou alugar um carro. O Glaciar é lindo e para quem não gosta de caminhar não há problema. Você desce do ônibus, faz uma trilha rapidinha por caminho totalmente demarcado e lá está ele: uma visão rara e grandiosa. Em tempos de aquecimento global, talvez o melhor seja visitar esse tipo de atração enquanto ainda é possível vê-la, muito embora os comentários sejam de que este glaciar específico não está diminuindo.


2) Trekking no Gelo: No Parque, é possível fazer pelo menos dois passeios diferentes. Um passeio de barco, que chega pertinho do Glaciar ou uma caminhada no gelo sobre o glaciar.
Optamos pela caminhada, que dura cerca de 1 hora. Você coloca grampões e segue com um grupo e um guia caminhando sobre o glaciar e ouvindo a história. Não é possível caminhar sem guia, porque é preciso saber onde pisar ou a queda pode ser bem feia.

3) Saborear o sorvete patagônico: muito bom
4) Comprar geleia de calafate em uma das inúmeras lojinhas de artesanato local
5) Visitar o Museu Regional de Calafate: ele não fica na rua principal, mas é fácil de ser encontrado, basta perguntar no hotel. A visita dura cerca de 1 hora e é possível conhecer um pouco mais sobre a história da região além de ver material arqueológico.
6) Caminhar até o fim da cidade (não é uma caminhada tão longa assim) e sentir-se perdido no fim do mundo (a sensação de deserto te dá uma real visão de fim do mundo, maior do que a que você sentirá em Ushuaia).
7) Sentar ao sol à beira do Lago Argentino e sentir o ventinho que deve vir do pólo sul batendo no rosto.


8) Para quem for ao Perito Moreno e ainda sentir vontade de ver outros glaciares, pode utilizar o segundo dia para um passeio de dia completo a outros glaciares. É um passeio de barco que passa pelos Glaciares Upsala e Spegazzinni. O passeio também pode ser contratado em uma agência de viagens local.

3 comentários:

Lauro Matos disse...

Anelise,

Como já devo ter comentado, adoro viajar de carro. Um de meus sonhos é ir até Ushuaia de Geep 4x4. Com certeza as informações contidas em seu blog serão de muita utilidade pra mim. Também quero ter a sensação de chegar ao fim do mundo.

Bjs!!!!

Anônimo disse...

Gostei Ane. Não pareceu tão mal humorada assim. Obrigado.

Rose Antonelli - Paisagista, Brasília DF. disse...

Ola para todos. Estou ha 4 dias em Ushuaia, e indo agora para Calafate. Terei mais 4 dias pra curtir por la. Aqui em Ushuaia fizemos otimos passeios. Subimos o Glaciar El Martial a pè, foi uma lindissima caminhada de 3 horas , ate a neve, em pleno verao. Ta um frio de lascar, maxima de 6 graus, mas super gostoso. Comemos ate nao aguentar mais. O Centolla (king crab) e delicioso. COmpras tambemem sao fartas! O passeio curto ao canal de beagle eh o mais indicado, pois o longo eh enjoativo demais. Nao facam o passeio pelo trenzinho porque eh muito fraco. Melhor ficar perambulado pelo Parque Nacional, ateh chegar ao fim da rota 3 (rota panamericana, que liga o fim del mundo ao Alaska). Passeio 10!