sábado, 24 de outubro de 2009

O que fazer em 2 dias em: Ushuaia


Localização

Ushuaia é conhecida com a cidade onde o mundo acaba. Mas isso não é bem verdade. Digamos que seja a última cidade de algum porte antes da Antártida. Localiza-se na Terra do Fogo, Argentina, 3.500Km ao sul de Buenos Aires, sobre as coordenadas 54°S e 68°W.

Sobre a cidade

O nome da cidade provém dos idiomas indígenas yámanas: ush (ao fundo) e wuaia (baía). Foi fundada em 1884, mas tornou-se mais conhecida devido à instalação de um presídio que funcionou de 1902 a 1947. Para lá eram levados os presos mais perigosos. Reza a lenda de que o presídio não necessitava de muita segurança: quem fugisse acabava morrendo de frio e fome. Não havia lugar próximo onde se esconder.


Onde ficar

Existem hotéis e hosterias, todos muito bons. A cidade vive do turismo, então, é fácil encontrar bons hotéis e as reservas podem ser feitas pela internet. Nós ficamos no Hotel Lennox, super bem localizado e com um café da manhã muito bom. O restaurante fica no último andar e a vista da cidade de lá é bem bonita.


Clima


O clima é frio, mesmo no verão. Há a presença constante do vento que vem da Antártida. Imagine o nosso Minuano aqui do sul, multiplicado por 3. É o vento constante de lá. No verão, você sente uma sensação estranha, inclusive. Se fica no sol, sente ele te queimar (o buraco da camada de Ozônio está bem em cima de você), mas continua sentindo o vento frio. Se vai para a sombra precisa colocar o casaco. A temperatura média em janeiro fica em torno dos 10° C e em julho fica em 1° C. Quer dizer, a variação não é tão grande assim ao longo do ano. Chove mais no outono e no inverno.


Quando ir

Ushuaia tem atrações durante todo o ano, mas em junho, você terá 17 horas de escuridão, enquanto em dezembro terá 20 horas de sol. Nós fomos em fevereiro. Anoitecia próximo das 22h, o que nos permitiu fazer vários passeios nos dias em que lá passamos.

Disseram-nos que a época em que a região fica mais bonita é o outono. Se você vai até ao Parque Nacional da Terra do Fogo no início do outono verá as árvores com os mais diversos tons de cores, que torna a paisagem linda. Nessa época não existe tanta luminosidade, mas ainda é possível aproveitar o dia.

O inverno é a melhor época para quem gosta de esportes na neve. É possível esquiar a cerca de 10 minutos do centro.


O que fazer em 2 dias


1) Parque Nacional da Terra do Fogo

É o parque mais austral da América do Sul e é enorme (63 mil hectares). Ocupa 6 Km do Canal de Beagle, fazendo divisa com o Chile. Localiza-se a 11 Km da cidade. É um lugar onde os moradores fazem piqueniques, levam crianças para brincar e onde se pode praticar trekking. Chama a atenção a quantidade de coelhos no parque. Você pára um pouquinho e logo está cercado por 20 coelhos (eles consideram os pobres bichinhos uma verdadeira praga). Além dos coelhos há raposas vermelhas e castores canadenses (importados, mas cuja reprodução saiu do controle).

Dentro do Parque Nacional termina a Ruta Nacional n° 3, importante via argentina que vai até Buenos Aires e também estrada que cruza as Américas. Todos tiram a foto ao lado da placa indicativa que mostra a distância até o Alaska.

Para quem curte trekking, há umas 10 trilhas para percorrer no parque. A Pampa Alta inicia a 3Km da entrada do parque na Ruta n° 3. São 5 km até um ponto onde se avista o Canal de Beagle. A trilha Costanera é um pouco maior, de cerca de 8 km e vai costeando o Canal de Beagle até um setor de camping. A mais difícil é a Cerro Guanaco. Sobe-se o cerro com 970m de onde se avista as ilhas chilenas de Hoste e Navarino.



2) Passeio de barco pelo Canal de Beagle até a Pinguinera

Esse passeio é imperdível. Dura cerca de 5 horas. Partimos em torno das 15h, andamos cerca de 2 horas em um barco (grande), passamos pelo farol do Canal de Beagle e chegamos até a uma pequena ilha, moradia dos pinguins. Lindo de se ver! Eles são uma simpatia e se chega muito próximo deles. Existem pequenas empresas que vão em barcos menores e conseguem descer na ilha. Com o barco maior você sente menos o movimento das águas, mas não desce.

Fomos brindados por um arco-íris durante o passeio e também pelo entardecer no barco. Chegamos já à noitinha de volta.

Creio que é um passeio fácil de se contratado na cidade mesmo, basta chegar ao cais. Existem vários guichês de venda. Nós o contratamos diretamente com a operadora de turismo que nos levou até a Ushuaia, mas é quase certo que se consegue mais barato direto.


3) Trem do Fim do Mundo

Parte do trajeto de trem que os presos faziam diariamente do presídio para trabalhar foi reconstruído e transformado em passeio para os turistas. As locomotivas não são da época, mas é como se fossem.Você viaja no trenzinho, vai escutando a história e faz umas duas paradas. Muito interessante para aprender a história do lugar e não exige esforço físico algum.

4) Visita ao antigo presídio
Fica bem próximo do centro da cidade e é possível ir a pé, para quem não se importa de caminhar um pouco. Parte das antigas alas também foi reconstruída e conta parte da história dos presos, com destaque para os mais ilustres. Uma das alas foi deixada como foi encontrada para dar uma visão do que era no passado.


5) Glaciar Martial

É um centro de esqui no inverno, o mais próximo da cidade, cerca de 7 Km. No verão, você sobe de teleférico e tem uma vista linda da cidade, do Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile. Quando não há neve no caminho, é possível seguir por uma trilha que leva até o Glaciar.

Nós fomos brindados com neve em nossa visita, apesar do verão. Estávamos no teleférico e ela começou a cair. Para brasileiros, não acostumados com isso, foi um show. Tivemos a oportunidade de caminhar na neve e sentir o quão gelada ela pode ser, ainda mais com o ventinho do pólo sul.

Além disso, você pode:
- Caminhar pela cidade, pela beira-mar e encontrar a plaquinha onde diz "Ushuaia - Fim do Mundo".
- Visitar o Museu Territorial, que possui vários artigos aborígenes.
- Existe um passeio que não gostei muito, até os lagos Fagnano e Escondido. Os lugares, especialmente o Lago Escondido são bonitos, mas o Lago Fagnano fica a 100Km da cidade, então, o tempo pode ser melhor aproveitado. A visão mais bonita do Lago Escondido para fotos é a da estrada, antes de descer uma pequena trilha (de uns 20 minutos) até o lago.


O que comprar
Ushuaia é zona de livre comércio, então se encontra marcas de todo o mundo por preços razoáveis. Lembro que compramos tênis e camisetas esportivas lá. No mais, tudo é mais caro que no restante da Argentina, devido, obviamente à distância. Digamos que ocorre ali mais ou menos o que ocorre no norte do Brasil: distâncias maiores, obstáculos maiores para chegar, preços mais caros.

Não sou exatamente uma consumista nata. Dificilmente passo muito tempo em lojas quando viajo, mas encontrei duas coisas que são bem difíceis de se encontrar em Porto Alegre: camisetas térmicas e meias de lã. Essas camisetas térmicas custavam em torno de R$ 19 na época e me ajudam bastante como roupa de baixo nos dias mais frios.

Compramos também alfajores e doce de leite argentino.


Curiosidades

  • Quando você olha a imagem do aeroporto no Google Earth fica com medo de cair na água, mas na realidade o aeroporto internacional tem uma pista bem comprida, com cerca de 3 Km. O avião para e ainda sobra muita pista pela frente. Dizem que esse tamanho de pista foi precaução. No aeroporto anterior, vários aviões caíram na água.
  • Apesar das placas onde se diz "Ushuaia - Fim do Mundo" ou "Capital do Fim do Mundo", ainda existe uma localidade mais austral, Puerto Williams, no Chile. No entanto, essa teve origem numa base militar e não deve ter mais do que 2 mil habitantes.
  • Ushuaia oferece várias opções de cursos de espanhol para quem deseja realizar intercâmbio lá. Apesar da distância pareceu ser bem interessante.
  • Ushuaia também é ponto de partida para expedições até a Antártida, que são bastante caras.

4 comentários:

Alexandre Perin disse...

um colega nosso foi há pouco pra lá... o Eduardo Ciancio. Eu fui há mais de uma década, tava 20 graus abaixo de zero. Maluquices de adolescentes sem o q fazer.

Rebêlo disse...

Bacana, vi seu blog agora pelo tuíte. Estive em Ushuaia há pouco tempo também, nem atualizei as fotos direito ainda -- http://www.flickr.com/rebelo

Anônimo disse...

Adorei este post! Você conseguiu fazer tudo isso em apenas 2 dias?
Beijo, Regina.

Anônimo disse...

Olá, gostei muito dos seus posts, simples e diretos. Era o que eu estava procurando para planejar minha viagem.
Carolina