segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Trilhas em Bombinhas, Canto Grande - Parte I

Bombinhas fica a cerca de 60Km ao norte de Florianópolis e é um destino mais procurado por paranaenses do que por gaúchos, dada a proximidade com o estado do Paraná. Sem dúvida, é um dos lugares mais bonitos em Santa Catarina e, onde ainda é possível conseguir alguma tranquilidade mesmo no carnaval, se você escolher a praia certa. Para quem gosta de águas calmas e está acompanhado de crianças, a melhor praia é Bombas. Para quem gosta de surf é Mariscal. Nós optamos por ficar em Canto Grande, uma das praias menos conhecidas e mais calmas. Explico: é o melhor lugar para quem quer alternar entre praia de mar calmo e praia de mar forte e também o melhor ponto para as trilhas.

Outro ponto a favor de Canto Grande é que não foi tão difícil encontrar lugar para ficar, a preço justo. Conseguimos uma casa com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro na rua principal, quase ao lado de supermercado e a umas duas quadras de uma sorveteria (muito importante!). Os preços caem a partir da quarta-feira de cinzas, inclusive.

Mas vamos às trilhas:

- Trilha do Morro do Macaco
A primeira trilha que você deve fazer em Canto Grande é ao Morro do Macaco. Ela é bastante curta, tem cerca de 760m apenas e leva ao ao 2º ponto mais elevado da cidade, com aproximadamente 180 metros de altitude e duração de aproximadamente 20 minutos. Encontrá-la é fácil. Vá até a última rua em direção à praia, a que fica mais próxima do morro com uma pedra, que se avista de bem longe. Você encontrará uma placa indicativa do ponto onde subir.

Depois disso, basta um pouquinho de fôlego. A trilha é curta, mas um pouco pesada, porque se sobe bastante. Há alguns degraus moldados nas pedras, o que facilita bastante. O sofrimento compensa. Você terá uma vista panorâmica de todo o município. Subindo ali você também consegue entender porque é possível alternar entre praia de mar fraco e mar forte nesse ponto da região: em um lado temos o Canto Grande propriamente dito, que é a parte calminha da praia. Do outro, as ondas do que seria a Praia da Conceição(ou continuação da Praia do Mariscal).

- Trilha da Tainha – 1.700,00 m
Outra trilha bem interessante de se fazer, porém um pouco mais longa, é a que serve de acesso do Canto Grande à Praia da Tainha. O início da trilha é no Canto Grande (bem no canto mesmo, no fim da praia onde inicia a mata há uma entrada meio escondida). Se você acha que não vai encontrar, existe mapa na web. É uma trilha bem característica, com vegetação formada por mata atlântica. Há trechos onde é mais aberta, com vegetação rasteira e trechos onde é mata fechada mesmo. Não é uma trilha difícil, o máximo que você encontrará são algumas pedras e desníveis. Só é um pouco extensa, leva-se cerca de 1h para ir e outra pra voltar (na realidade a volta é sempre mais rápida).

A trilha termina em uma estrada. Seguindo mais alguns metros por esta estrada está a Praia da Tainha, uma das mais inacessíveis e, por isso mesmo, sossegada e tranqüila. É bom lembrar que não há nenhum tipo de comércio nesta praia (ou pelo menos não é para haver).

- Mirante Eco 360º
Quando você chega ao final da trilha da Tainha (na estrada) consegue avistar o Mirante Eco 360º, ponto mais alto do município que proporciona uma visão de 360
graus de toda a região de Bombinhas, onde (dizem) se vê um dos mais belos nascer e pôr-do-sol do litoral.

É possível chegar a pé, porém, a impressão que temos, ao avistar o mirante na trilha é que é perto. Não se engane, não é muito perto e a subida não é muito fácil. Nós acabamos indo de carro. Existe uma estrada que começa na praia de Conceição. Na base do mirante, há um museu com exemplares de espécies de fauna local empalhadas.

O mirante é de tirar o fôlego e realmente é 360º. Para cada um dos lados que você olhar terá uma visão linda da região.

Mais trilhas em Canto Grande na parte 2.

3 comentários:

Evandro Colares disse...

Oi, Ane! Visitaram a Praia da Tainha? É muito linda! Abração!

Anônimo disse...

Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.

Luciano Pillar disse...

Querida Ane, há uns muitos anos eu ia para Canto Grande. Que saudades. Na praia de mesmo nome tomei aquele que foi, até hoje, o melhor banho de mar de minha vida. De fato, foram 7 dias de melhores banhos. E lembro da calma praia de Zimbros (acho que era esse o nome).

Se fores a Canto Grande nas férias, mande saudações minhas.

Teu texto está muito bom. Bem informativo. Olha que tem um bom mercado no turismo ;-)

Boas férias. (o trabalho por aqui ficou mais aborrecido sem tua presença :-(

Abração!