sábado, 4 de dezembro de 2010

Trekking a 150Km de Porto Alegre

Para quem acha difícil encontrar trilhas próximas de Porto Alegre e está cansado de rumar para o litoral ou para Gramado, seguem algumas sugestões de municípios e seus atrativos ecológicos, não muito divulgados.

Sertão Santana
Distância de Porto Alegre: 80Km

Trilha da Pedra Grande 
Trilha com um paredão de granito com cerca de 70 metros que passa por mata nativa e pequenas cachoeiras. A trilha leva o visitante a vencer o morro para chegar ao outro lado. Após cruzar o campo, a descida guarda uma área atraente de mata de galeria repleta de pequenas cachoeiras que podem ser facilmente atravessadas.
Grau de dificuldade: médio.
Duração: 2h30min.
Informações: João Meyer - Fone: (51) 3495-1070 - agricultura@sertaosantana-rs.com.br

Trilha do Labirinto
O interessante nesta trilha é percorrer um fantástico labirinto natural localizado no alto do morro. A etapa inicial é feita com transporte e o caminho encerra com a chegada à "Pedra Suspensa". Com um pouco de sorte, podemos encontra-se aves e bugios e se avista ao longe a Lagoa dos Patos.
Grau de dificuldade: difícil.
Duração: 2h30min.
Informações: João Meyer - Fone: (51) 3495-1070 - agricultura@sertaosantana-rs.com.br

Trilha do Paredão da Figueira
Trilha que compõe um cenário belíssimo, com fortes quedas d´agua e grandes pedras e uma fauna e flora ainda bem conservada. Ao amanhecer, percorrendo a vegetação nativa frondosa e úmida do local, é possível apreciar os andorinhões que vivem nas fendas das pedras das cachoeiras.
Grau de dificuldade: médio.
Duração: 2h30min.
Informações: João Meyer - Fone: (51) 3495-1070 - agricultura@sertaosantana-rs.com.br

Maquiné
Distância de Porto Alegre: 135Km
O turismo ecológico é o carro-chefe de Maquiné, uma cidade tranqüila para os lados do litoral.

Cascata do Garapiá
Pode-se chegar bem próximo de carro. Distante 29 Km da sede, Linha Garapiá. De rara beleza e fácil acesso. Para chegar, 7 km após Barra do Ouro, pegue a esquerda atravessando o Rio Maquiné. É uma estrada cascalhada, mas com poucas indicações, há necessidade de perguntar aos moradores locais. Fica a 15 Km de Barra do Ouro
No final há uma caminhada fácil de 10 minutos até a cascata, que tem 40 metros, local convidativo para banho, com até 5 metros de profundidade e água bem gelada.

Morro da Solidão
Saída da sede do município com destino a Linha Solidão. Partida do paradouro do Morro com trekking de 20 minutos em trilha aberta e 40 minutos em mata fechada, até as três cascatas sobrepostas. Vegetação e fauna típica de Mata Atlântica.
Nível: médio
Duração: 3 horas
Percurso: 7 Km
Informações: Prefeitura Municipal de Maquiné, fone (51) 3628.1322.

Riozinho
Distância de Porto Alegre: 105 Km

Cascata do Chuvisqueiro
É a atração mais conhecida do município, apresenta uma queda dágua de 70 metros, com área para banho. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede, com acesso pela RS 239, estrada Riozinho / Rolante. Recebe visitação diariamente, possuindo bar, local para camping, churrasqueiras, energia elétrica e chuveiros.
Tempo de percurso: 40 minutos de acesso, 1h30 de trilha (ida e volta)

Cascata do Chuvisqueirinho
Trilha no interior da mata, paralela ao arroio Chuvisqueirinho, com diversas espécies de plantas, como tucuns, samambaias e cedros. Há também uma seqüência de três quedas, que formam lagos para banho. Não possui infra-estrutura, apenas um camping. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede do município, com acesso pela estrada para a Linha Cinco de Novembro.

Cascata da Linha Cinco de Novembro
Trilha com aclives e declives, atravessando o interior da mata nativa. A cascata tem aproximadamente 38 m de altura. Há uma pequena piscina natural para banho. Não posssui infra-estrutura. Localiza-se na estrada para Linha 05 de Novembro, a 5km da sede do município.
Grau de dificuldade: leve
Extensão do percurso: 2,5 km
Tempo de percurso: 30 minutos de acesso, mais três horas de trilha (ida e volta)

Cascata do Paredão
Esta cascata possui uma queda livre de 30m em meio à mata nativa. O local não é apropriado para banho, sendo um habitat natural das gralhas azuis. Possui ainda um moinho movido à dágua. Distância de 10km da sede do município.

Informações sobre as trilhas: Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3548-1090 - Fax: (51) 3548-1185 turismo@pmriozinho.com.br

Fonte: ferias.tur.br e RS Virtual

Nova Roma do Sul
Distância de Porto Alegre: 151Km

Trilha Ecológica Fioreze
Trilha eco-histórica realizada no interior do município. O percurso apresenta belezas naturais, como a Gruta Fioreze. O início da trilha passa por propriedades rurais cujas construções apresentam traços da arquitetura típica italiana. Após descida por mata nativa, chega-se ao cachoeirão do rio das Antas.
Localiza-se na Comunidade Fagundes Varela, a 6Km da sede do município, com acesso pela RS 448.
Pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, em três horários: das 08h às 14h, das 09h às 15h e das 13h às 18h.
Informações: (54) 3294-1406 / 3294-1563 / 9973-8843.
Fonte: ferias.tur.br

Nenhum comentário: