terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A burocracia acima da lógica

Você já parou para pensar nas razões que levaram à criação da burocracia? A burocracia foi criada pela necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes. Para Max Weber, é a organização eficiente por excelência. Para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.

Em resumo, as empresas estavam se tornando muito grandes e difíceis de administrar. Não havia mais lugar para decisões pessoais, então se procurou normatizar a forma como as decisões seriam tomadas para que houvesse mais eficiência.

Pois bem, a palavra chave é eficiência. O engraçado é que se você perguntar para qualquer pessoa hoje o que pensa sobre a burocracia, ela dirá que torna tudo mais demorado. Em resumo: ineficiente.

O que a gente vive hoje é a chamada "burocracia racional", ou melhor, a ditadura do funcionário. Ela apoia-se na crença na legalidade de ordens estatuídas e dos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.

Uma amiga passou recentemente por uma situação que me fez ter a certeza de que se dá mais valor à burocracia do que à lógica. O médico da empresa na qual trabalha negou-se a lhe conceder a licença-maternidade a partir do dia x, porque o atestado da obstetra era a partir do dia x-1. Então, ele só podia se ater ao que dizia o atestado, mesmo que a pessoa tivesse trabalhado no dia x. Diga-se de passagem que se a pessoa trabalhou no dia x, foi porque era necessário para cumprir determinadas tarefas no interesse da empresa.

Quando a pessoa comentou: "doutor, por uma questão de lógica se eu vim trabalhar, não significa que o atestado não está contando a partir de x-1?" ele respondeu algo como "lógica não é comigo, lógica é com o teu chefe, eu não posso mudar o que está escrito aí".

Aí, eu me pergunto: pra que serve essa burocracia, então? Não é pra tornar mais eficiente uma empresa? Pra que serve o médico da firma se ele não pode tomar uma decisão simples como "se tu estás te sentindo bem e estás aí trabalhando, então podes trabalhar mais um dia".

Só consigo chegar a uma conclusão: a burocracia deixa as pessoas com medo de tomar qualquer atitude ou decisão que fuja do padrão. Uma pena, porque o mundo só evolui quando alguém tem coragem de tentar o diferente.

Nenhum comentário: