terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Diário de mãe: chegamos aos 10 meses

O gurizinho completou 10 meses de vida. Inacreditável como o tempo passa rápido! Sinto que agora ele está cada vez mais menino e menos bebê e já bate aquela saudade de quando ele ficava quietinho, mamando no meu colo. Ele faz manha para ir para o colo agora apenas quando quer ir pegar coisas em algum lugar. Então, ele aponta para o objeto de desejo até alguém aproximá-lo o bastante para que consiga pegar. Quem normalmente faz isso, claro, são os avós. Pai e mãe ficam com o papel chato de colocar um mínimo de limite e fazê-lo entender que ele não vai poder ter tudo na vida.

Antes, ele chorava quando não havia nenhuma pessoa presente em seu campo de visão. Pois agora, ele aprendeu a ir atrás da pessoa, engatinhando. Também foge para a cozinha e fica espiando na porta, só com os olhinhos pra fora, esperando que alguém o siga. Se ninguém vai, ele volta, contrariado.

Passamos a virada do ano na praia e ele conseguiu ficar acordado até às 23h30min. Aí capotou. Não viu os fogos de ano novo e entrou 2012 enrolado em uma manta (estava friozinho) no meu colo. Foi pra ele meu primeiro beijo do ano, óbvio.

À propósito, não gostou muito do mar. Na primeira vez que foi, ficou de boca aberta, admirado, mas não chegou a ficar com medo. Na segunda vez, sentiu um misto de fascínio e medo. Ficava puxando a gente para que o levássemos caminhando até a beira, mas chegando lá queria colo e ficava agarradinho, com um certo temor. Não gostou da areia, nem quis engatinhar lá. E olha que o que ele mais gosta de fazer atualmente é sair por aí, livre, engatinhando.

O que o atraiu no litoral, na verdade, foram as casas dos avós. Casas com garagens grandes para ele engatinhar bastante, quintal e balanço. Ele engatinhou livre até ficar com os joelhos e pés de um gurizinho de rua. Viu cachorro, cavalo, galinha... uma série de coisas que pouco via na cidade. Só estranhou um pouco na hora de dormir. Acordou várias vezes durantes as noites e terminou dormindo conosco.

A única intercorrência do mês foi uma alergia estranha. Estranha, porque estou acostumada com bolhas pelo corpo. Mas na dele aparecia uma única bolha, que crescia até ficar enorme, com um vermelho em volta. Esse processo demorava mais ou menos 30 minutos. Então, a bolha sumia e aparecia em outro lugar. Dei antialérgico por 3 dias e tudo resolveu-se.

Pra terminar: o guri está virando "polenteiro". Ele não gosta muito de comida sólida, prefere aquelas papas com tudo misturado e amassadadas, mas estamos tentando introduzir a comida um pouco mais sólida e separada, ou seja, mais próxima da nossa, apesar do único dente. Ele não curtiu muito brócolis e arroz com lentilha, quando não misturados com outras coisas. Agora, polenta e purê de moranga, ele come e pede mais, quer dizer, não nega as origens.

Um comentário:

Natália disse...

ELES CRESEM RÁPIDO NE. PARECE QUE FOI ONTEM Q O GABRIEL NASCEU, E ELE JA TA COM 8 MESES E MEIO. SINTO MTAS SAUDADES... BJUS