segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Caminho dos Parques - 1

Eu não me esqueci dos 7 lugares incríveis, mas esta é uma pausa pré-natalina pra falar das coisas inusitadas que você pode descobrir aqui mesmo em Porto Alegre se sair pra passear num domingo ensolarado, como o que tivemos ontem.

Pegamos as bicicletas (eu e o Juliano, que pra quem não sabe é a minha cara-metade, que aceita participar de todas as minhas idéias geniais e também das não tão geniais) e percorremos o Caminho dos Parques.

O Caminho dos Parques foi uma iniciativa aqui da Prefeitura de Porto Alegre pra apoiar os ciclistas, skatistas e patinadores, que tem poucos lugares aqui na cidade próprios pra isso. Como ciclista de final de semana, posso afirmar que é praticamente impossível andar de bicicleta nessa cidade, a não ser nas calçadas. Os motoristas não são capazes de reduzir um pouquinho que seja a velocidade quando se aproximam de um ciclista. Acho que no fundo, o que a maioria deles queria mesmo era passar por cima, mas não o fazem por motivos óbvios.

Já estive no Rio de Janeiro e lá, em toda a orla tem uma ciclovia, coisa que aqui não existia, a não ser nos domingos, quando fecham a Av. Beira-Rio no Gasômetro. Estive na Califórnia e em todas as cidades em que estive lá existem ciclovias, nas margens das ruas. Quando fui visitar a Universidade de Stanford, em Palo Alto, fiquei surpresa com a quantidade de alunos que vai às aulas de bicicleta... um meio de transporte limpo, barato e que ajuda a evitar os congestionamentos. Porém, isso só é viável quando existem vias próprias. Imagine um aluno partindo do centro pra ir até o campus da PUC aqui em Porto Alegre de bicicleta no final de tarde... duvido que consiga passar do túnel.

Enfim, por estas razões eu considero o Caminho dos Parques uma iniciativa louvável.
Esse caminho, pra quem não conhece, é uma ciclovia sinalizada, com 5 km de extensão (e 3 metros de largura) que interliga três parques aqui da cidade: Parcão, Redenção e Harmonia. O problema é que, no trajeto, em tese, é proibido estacionar, exatamente pra permitir que as pessoas possam percorrer o caminho com segurança, já que esses 3 metros são, em tese, reservados pra isso. O caminho fica aberto apenas no domingo, então não me parece um grande sacrifício não estacionar ali durante um dia da semana. Uma pena que nem todo mundo concorde comigo. A foto ao lado é de ontem à tarde, durante a nossa tentativa de percorrer o caminho. Pelo espaço que sobra ao lado do carro dá pra ver bem que um ciclista não consegue passar com segurança ali.


Outra coisa que me fez rir ontem foi o cartaz ao lado. Não, eu não sou vegetariana, nem sequer defensora, mas não lhes parece uma comparação infeliz ? Se mais comentários, deixo para cada um julgar.

Nenhum comentário: