sábado, 15 de março de 2008

The Bucket List

"The Bucket List" é o título em inglês do filme "Antes de Partir" com Jack Nicholson e Morgan Freeman e numa tradução muito mal feita significa a lista de coisas que você gostaria de fazer antes dar com as botas. Fui assistir ao filme muito mais pelos atores que o protagonizam do que pelo filme, já que pelo trailler se podia ver que ele seria previsível. Morgan Freeman é um dos meus atores preferidos, um cara que definitivamente sabe escolher os papéis e está em dois dos meus filmes favoritos "Um Sonho de Liberdade" (definitivamente o melhor de todos os tempos na minha opinião) e "Menina de Ouro".

Resumindo superficialmente, o filme narra as aventuras de dois caras que estão morrendo de câncer e fazem uma lista das coisas que gostariam de fazer antes de partir. Um deles é milionário, o outro um mecânico. O filme seria interessante se não partisse do seguinte pressuposto americano: pra você fazer todas as coisas que gostaria precisa de dinheiro, afinal os caras pulam de pára-quedas, tentam escalar o Everest, viajam pelo mundo inteiro... quer dizer não é qualquer moribundo que poderia se dar ao luxo.

O filme, ao lado desse post da Fernanda Souza que li na última sexta-feira e a proximidade dos 34 anos me fizeram pensar no tempo desperdiçado e em algumas coisas que eu gostaria de viver nessa vida que espero, ainda seja longa.

Filhos, por exemplo. Eu venho sofrendo uma pressão tremenda pra tê-los. Mas ao contrário de muitas mulheres eu não tenho a menor vontade de engravidar. Tenho vontade de ter filhos, mas não tenho nenhuma vontade de me ver com um enorme barrigão. E as vezes chego a questionar se eu teria vocação pra ser mãe, apesar de achar os bebês lindos. O problema é que em 12 anos bebês lindos se transformam em adolescentes chatos e eu não tenho nenhuma paciência com "aborrescentes", talvez porque não tenha passado por esta fase como a minha própria mãe garante.

O fato é que eu quero ser mãe. Mas queria ter a opção de sê-lo aos 50 anos, quando provavelmente já tivesse passado por grande parte da minha bucket list abaixo.

... eu ainda gostaria de escalar ao menos o Aconcagua...
... chegar ao pólo sul e ao Alaska...
... envelhecer numa casa que não precisa ser grande, mas que tenha um jardim com pomar e bergamoteiras pra lagartear ao sol de inverno...
... não ficar deprimida nos domingos à noite, pensando que segunda é dia de trabalhar...
... aprender a tocar teclado...
... correr uma maratona...
... fazer um doutorado...
... parar dois anos de trabalhar para viajar ao redor do mundo...
... escrever um livro...
... aprender a cuidar de pelo menos um ser vivo qualquer...
... aprender a dançar flamenco e dança do ventre...
... aprender a esquiar
... ver um vulcão...
... ajudar alguém a vencer na vida...
... ter um sítio onde eu possa criar vários animais de estimação, com espaço pra que eles sejam livres...
... deixar algum legado pra sociedade, algo que me faça sentir que não desperdicei a minha existência...
... assistir a nova passagem do cometa Halley...
... ficar velhinha, velhinha e passear de mãos dadas na rua com o homem da minha vida, olhando pra ele com os mesmos olhos que eu olho hoje...

Nenhum comentário: