segunda-feira, 10 de março de 2008

Montevideo

Antes de viajar pro Uruguai, em dezembro, procurei na Internet por vários sites sobre o país e seus pontos turísticos.

Sobre Montevideo, o que encontrei foi muita informação sobre prédios históricos e edifícios históricos. Diga-se de passagem que o Uruguai é um país com 3 milhões de habitantes sendo que mais da metade deles vive em Montevideo. Quando chegamos lá, no entanto, não foram os prédios e edifícios históricos que mais nos chamaram a atenção, mas sim a imensa avenida de 19 Km que vai desde a entrada da cidade (se você vem pela Ruta 9 ou 10) até o porto.

Dica básica número 1 pra quem vai: se decidir passar a virada do ano em Montevidéo, esqueça o centro da cidade no dia 31/12. Parece que é tradição por lá os jovens irem pro centro beber, dançar e atirar água em quem passa. Tivemos que desviar determinadas ruas por conta disso.

Esqueça também qualquer super festa de reveillon na praia. Montevideo é como Porto Alegre na virada do ano: você terá dificuldades pra encontrar um lugar aberto pra jantar. Encontramos um único, na Av. 18 de Julio, que parece se orgulhar de não fechar nunca suas portas, em nenhum horário do dia, seja ele santo ou não.

Não é que não existam festas. Elas existem. Porém, os nativos nos contaram que são super fechadas, em clubes, apenas para os mais abastados. No passado, cada bairro fazia a sua festa, com fogos. Porém, há alguns anos a coisa ficou meio violenta e decidiram suspender tudo. Nos juraram de pés juntos que não haveria fogos de artifício.

O centro na virada do ano também não é uma boa opção: lá pelas tantas as pessoas mal-encaradas começam a atirar bombinhas nos seus pés. Diante desse quadro, optamos por passar a virada no terraço do Hotel Embajador, um quatro estrelas em uma rua próxima do centro. Decidimos que na virada do ano e diante do calor de quase 40 graus, nós podíamos nos dar ao luxo de ficarmos hospedados num lugar melhorzinho).

O hotel tem cerca de 12 andares, então o terraço está entre os prédios mais altos por ali. Ficamos um tempo conversando com uma família de Tocantins que tinha vindo de lá de carro e iria até Buenos Aires. Até a meia-noite realmente não parecia que haveria qualquer sinal de festa, mas exatamente a meia-noite os fogos começaram. Não barulhentos como os nossos, e nem perto do que imagino que seja um espetáculo numa grande cidade, mas eram vários sinalizadores coloridos em vários pontos da cidade (tínhamos uma visão 360 lá). Então foi interessante, sim. Melhor do que eu esperava.

Se você tiver 24 horas em Montevideo, não deixe de fazer isso:
- passear pela "rambla" à pé, especialmente em Pocitos, Punta Carretas ou Playa Ramirez;
- assistir a um pôr-do-sol no Rio de La Plata
- visitar a catedral
- passear pela 18 de Julio e ver os prédios históricos
- ir ao Mercado del Puerto e almoçar por lá, pois há ótimos restaurantes

Mais dicas sobre Montevideo encontrei por acaso no blog Idas e Vindas.

4 comentários:

Lu disse...

mto bom esse teu depoimento sobre a virada... era bem o q eu estava procurando, já q pretendia passar em montevideo.. mto legal teu blog! parabéns e obrigada!

Neusely disse...

Legal...gostei de saber como estarão as coisas por lá....obrigada pelas dicas!

Kruger, Israel disse...

hehe, estou em montevideo agora e estou no mesmo dilema.. cade as festa de virada? so sujeira de papeis jogados pela janelas e aguas nos outros... fui no mercado citado almocar hj e estava a maior zona...

Anônimo disse...

Individualização deveras interessante neste blog, visões como aqui vemos dão motivação aos que aparecer neste espaço !!!
Realiza muito mais de este sítio, aos teus visitantes.