segunda-feira, 9 de junho de 2008

O que há pra se fazer em Porto Alegre em dia de chuva

Isso é algo que eu comento há muito tempo: vivo em uma cidade onde chove torrencialmente. No mínimo umas seis vezes por ano acontecem temporais que inundam tudo. No mínimo duas vezes por ano ocorre uma seqüência de uma semana inteira em que chove com pouquíssima trégua. Mas as autoridades agem como se a gente vivesse no nordeste, com 300 dias de sol por ano. Isso é algo que eu realmente não entendo.

Fiz intercâmbio em Vancouver há alguns anos. Lá chove muito também. Mais do que em Porto Alegre. Em novembro, são no mínimo 25 dias de chuva. Mas você não sente a chuva como em Porto Alegre. Por que? Porque Vancouver sabe que é uma cidade chuvosa e age como uma cidade chuvosa deveria agir. Não ocorrem inundações, porque imagino que se limpe os bueiros. Os parques não vivem embarrados, porque eles devem existir bons sistemas de dragagem, aterramento ou sabe-se lá o que. As árvores são podadas adequadamente, de modo que não periga uma delas cair em cima de você, se você por um acaso inventa de ir correr num dia de chuva num parque. Aliás, lá as pessoas vestem suas jaquetas e vão correr em dias de chuva nos parques, porque se esperarem por um dia de sol, provavelmente passarão o inverno em casa.

Em Porto Alegre, mesmo que você decida que quer correr num dia de chuva, além do parque completamente enlamelado (a corrida se transforma em salto com barreiras), tem que aguentar motoristas de ônibus ou de carro que propositalmente atiram água em você. Então o que há pra se fazer nessa cidade num domingo de chuva? Pensei, pensei e cheguei a raríssimas opções:

- Cinema;
- Shopping (se você conseguir lugar pra estacionar);
- Restaurantes (se você topar ficar na fila);
- TV a cabo (se você tiver a sorte de ter em casa);

E acaba por aí. Porto Alegre não tem uma biblioteca decente que abra nos finais de semana. Porto Alegre praticamente não tem museus. Porto Alegre não faz nem frio o suficiente para que a chuva se transforme em neve e você possa esquiar. E como existe muita gente e poucos lugares pra se ir, qualquer lugar que você encontre estará lotado. O que é uma pena. Uma cidade culturalmente tão evoluída merece mais.

Um comentário:

Roberta Klin disse...

Oi Ane,

Realmente reduz muito o que fazer em POA em dias de chuva. Mas existem soluções bem culturais (que como dissetes é a cara de nosso povo) que pode ser bem-proveitosa pra essa ocasião, tais como Centro Cultural Santander e é claro, a Casa de Cultura Mário Quintana (http://www.ccmq.com.br), que, além de salas de cinema e de teatros têm vários outros ambientes para curtir música, fazer uma ótima leitura, participar de oficinas além dos cafés que existem na casa ("Café Santo de Casa" e "Café dos Cataventos"). Inclusive hoje levarei uns amigos de São Paulo que nunca vieram à POA lá, já que a chuva "molhou" meus planos iniciais de lugares a serem mostrados para eles!

Abraços!