sábado, 29 de novembro de 2008

Silveira Martins ou Monte Belo do Sul

Passei a minha infância indo para Silveira Martins, uma cidadezinha aqui do RS próxima a Santa Maria que deve ter hoje uns 5.000 habitantes e é conhecida por ser o berço da quarta colônia italiana no RS. Minha mãe cresceu lá, meus avós moraram lá até a sua morte e alguns dos meus tios ainda vivem lá. A família materna do meu marido, por sua vez, vem de outra cidadezinha do interior do RS, chamada Monte Belo do Sul, esta mais conhecida por ficar no Vale dos Vinhedos, pertinho de Bento Gonçalves. Uma das nossas discussões constantes é qual das duas é menor. Agora este problema acabou. O Google Earth já consegue "enxergar" bem as duas cidadezinhas para tirar a dúvida e dá pra ver claramente (na minha opinião) que Silveira Martins é menor, você não acha?

X


Brincadeiras a parte, sou da opinião que todo mundo deveria conhecer lugares assim, onde praticamente todos os habitantes da cidade se conhecem (e olham de canto pros visitantes). São lugares em que ainda é possível manter um caderninho e pagar depois numa loja, onde as pessoas conseguem viver sem muros e com portas apertas, ainda que as tenham que trancar à noite agora (quando eu era criança, as portas não eram trancadas nem à noite). Eu chamaria visitas a lugares assim como uma espécie de despoluição do stress que as grandes cidades fazem conosco. Mesmo que você seja um apaixonado pela vibração que uma metrópole lhe traz, sentir a vida passar mais devagar de vez em quando e ouvir passarinhos cantarem renova as energias.

Atualização em 09/06/2009:
Agradeço a contribuição do anônimo que postou o comentário. Bons blogs são feitos de discussões. Deixe-me esclarecer, todavia, que quando falava em "tamanho" eu me referia a população e desenvolvimento econômico, não exatamente à área física. E segundo a estimativa populacional de 2007 do IBGE:
Silveira Martins: 2.479
Monte Belo do Sul: 2.766
Igualmente, com relação a PIB e IDH (dados de 2005):
Silveira Martins: R$ 15.849 mil / 0,796
Monte Belo do Sul: R$ 28.596 mil / 0,827

3 comentários:

Anônimo disse...

não tem nem cabimento , sivera é maior , a tua foto não é representativa são de alturas diferentes e falta uma parte de silvera ...
absurdo!!!não fala bestera....

Anônimo disse...

118,307 km² X 67,724 km².

Moacir S Dal Castel disse...

Olá!
Sou de Monte Belo do Sul ou melhor fui adotado, pois escolhi aqui para morar depois e trinta anos em Porto Alegre.
MAIOR/MENOR - melhor/ou...
Não vem ao caso. O importante é nos sentirmos bem.
As duas cidades são berço da colonização italiana.
O que difere são os números, em Km2, índices, população.
Silveira pelo que sei, tem sua base econômica no arroz e precisa de vastas áreas.
Aqui é a UVA e em média 6/7ha cada propriedade. Aqui se consegue produzir muita uva. Monte Belo tem um dado muito importante sobre a produção de uva;
Tem o MAIOR "índice per capita" de produção de uva da América Latina e quiça do mundo.
Aqui são produzidas mas de 40 mil toneladas e com 2800 habitantes, façam os cálculos..
Strucon de vero cuore