domingo, 4 de janeiro de 2009

E já é 2009

Breve retrospectiva de 2008 (aos meus olhos)

Para fechar 2008, nada melhor do que relembrar os fatos mais importantes do ano em breves linhas. Deixo o trabalho jornalístico pra quem tem competência pra isso.

O Fato do Ano
A crise das bolsas mundiais detonada pela quebra (ou concordata) do banco americano Lehman & Brothers. Nenhum outro fato atingiu o mundo em escala global em 2008 como a crise econômica. Empresas quebraram, cortaram custos ou demitiram e engana-se quem pensa que o Brasil não foi atingido. Quem trabalha em empresa privada como eu trabalhei em 2008 sabe que grandes projetos foram engavetados e custos foram cortados. A área de tecnologia, por não ser essencial (lamento, já que é daqui que tirou meu sustento, mas dá pra viver sem celular, sem sistemas e sem internet) foi uma das primeiras a ser atingida.

As Tragédias
Quem gosta de brincar com previsões para o ano sempre diz que haverá uma enchente em algum lugar ou um terremoto em outro, o que não deixa de ser verdade. Nesse ano tivemos a tristeza das enchentes em Santa Catarina, em novembro e o terremoto na província de Sichuan, na China, no mês de maio, que matou mais de 80 mil pessoas.

O Engano do Ano
Como se não bastasse o problema do joelho, o jogador Ronaldo envolveu-se, por engano, com um travesti que o acusou de pagar por um programa.

O Papa-Tudo do Ano
Michael Phelps, que se transformou no maior atleta olímpico da história ao ganhar 8 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (ele já tinha 7 da olimpíada passada).

Aposentadoria do Ano
Bill Gates, o fundador e todo-poderoso da Microsoft que decidiu se dedicar à filantropia. Está certo, com a fortuna dele eu não gostaria de entrar pra história como alguém responsável por impor o monopólio do seu browser e do seu sistema operacional à humanidade.

Pioneiros
Lewis Hamilton e Barack Obama, respectivamente o primeiro negro a ser campeão mundial de Fórmula 1 e o primeiro negro a chegar a presidência dos EUA, país que, queiram ou não, ainda manda na economia mundial.

Boca-Santa do Ano (ou quero ser tua amiga, não tua inimiga)
Ana Maria Braga, ao desejar que o tal Marcelo Silva, ex da atriz Susana Vieira desaparecesse da face da terra. Semanas depois, o cara viria a falecer.

O Super-herói de 2008
Muntazer al-Zaidi, o jornalista iraquiano que jogou sapatos em George W. Bush. Muita gente teria vontade, mas poucos teriam a mesma coragem.

Coisas boas de 2008 (é bom lembrar enquanto elas estão aí)
  • Não pagamos CPMF.
  • Os vôos não atrasaram tanto.
  • Petrobrás descobriu que temos mais petróleo do que supúnhamos.
  • Pelo menos até a metade do ano pudemos comprar importados com o dólar baixo.
  • Ingrid Betancourt, a colombiana que ficou 6 anos em poder das FARC foi libertada.
  • Salvatore Cacciola foi finalmente preso e extraditado.
  • Cientistas encontraram o ponto fraco do HIV (notícia que foi pouco divulgada).

Promessa de Ano Novo


Este ano, quero paz no meu coração... e escrever mais no blog. Pelo menos mais tempo eu garanto que vou ter.

O que eu espero do Ano Novo

Ter apenas coisas boas pra contar aqui no final dele.

Nenhum comentário: