terça-feira, 7 de abril de 2009

De Rolante a São Francisco de Paula

Caminhante que é caminhante não desiste nem com chuva. No último domingo, o GCM foi de Rolante até São Francisco de Paula caminhando embaixo da garoa que atingia a região.

De Rolante a São Francisco de Paula? Mas não são 20 Km? Tá bom, nós fomos da zona rural de Rolante até a zona rural de São Francisco de Paula. Mas cruzamos a divisa, a nascente do Rio da Ilha, como está documentado.

A trilha que fizemos, de aproximadamente 8km de distância não era bem uma trilha. Andamos pela estrada de chão, morro acima. Super tranquilo, acompanhava o grupo uma criança de 4 anos e duas de 11 que caminharam todo o tempo, sem ajuda. Então, se alguém está disposto a iniciar-se no trekking, recomendo, pois nada de pedras escorregadias, degraus ou mata fechada no meio do caminho. Além disso, é fácil de achar o caminho e impossível de alguém se perder (juro, mesmo uma criança de 4 anos foi capaz de encontrar).

A paisagem ficou um pouco prejudicada pela chuva, mas conversamos, rimos, fizemos piquenique improvisado, nos molhamos e fotografamos o que foi possível. Visitamos um alambique e um antigo moinho também. Parte do grupo visitou, ainda, um antigo cemitério da região, com inscrições nas lápides totalmente em alemão. No mínimo, curioso. Essa parte, eu passei.

O que encontramos durante a caminhada? Na minha percepção um pouco das paisagens bucólicas da minha infância, com bergamoteiras carregadas (embora ainda verdes), cheiro de mato, perfume dos lírios do caminho, tomates de árvore (desculpem-me a ignorância de não saber o nome real) e até um beija-flor. Para quem viveu toda a vida na cidade, o cenário é bucólico e diferente. Para mim, trouxe boas lembranças da colônia italiana que visitava onde moravam meus avós durante os meus idos tempos. A foto da Igreja da região que ilustra este texto é o retrato fiel dessas comunidades italianas (ou no caso de Rolante alemãs) que ainda sobrevivem.

Se você quiser fazer o passeio:
Siga até Taquara por um dos dois caminhos a partir de Porto Alegre, pela RS-020 (por Gravataí) ou pela BR-116 e depois RS-235. Na entrada de Taquara, vire a direita na RS-239. Dali são 19Km até Rolante. Siga pela rua principal da cidade. Quando começar a estrada de chão, fique atento à uma Capela Católica (se não me engano é São João).Deixe o carro e siga pela estradinha que inicia na Igreja. Siga reto sempre, subindo o morro até a divisa com São Francisco de Paula (Nascente do Rio da Ilha). Há indicações. Para retornar, cerca de 8km novamente. A volta é bem mais fácil, garanto.

Como sugestão final, aconselho a caminhar em um dia de sol. A paisagem campestre do caminho certamente vai recompensar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas que show este blog!! Ainda mais falando da caminhada do Grupo Moreira. Anelise já está nos meus favoritos!! Boas dicas de caminhadas! Bjs!

Valéria Kohlrausch