terça-feira, 24 de março de 2009

O dia em que tudo deu certo

Quem vem de família italiana sabe que somos extremamente fatalistas. Se em dez tentativas houver uma possibilidade de algo dar errado, qualquer mãe italiana que se preze vai dizer que vai dar errado. Isso faz com que eu sofra por antecipação na maioria das situações. Digo isso, porque passei um mês de março totalmente angustiante, achando que não tinha passado na segunda fase da OAB. Nos últimos dias, no entanto, lendo um blog especializado no assunto, encontrei uma dica que resume bem o que fazer para espantar o fatalismo, que compartilho com vocês agora.

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter.

Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos sobre o evento temido, principalmente, os negativos por outros pensamentos. Sempre que um pensamento negativo se iniciar, deve-se substitui-lo por outro pensamento qualquer, de preferência, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório.

O que quero dizer é que para contrastar com o último dia 18, dia 24 foi incrível. Foi um dia em absolutamente tudo deu certo. Logo de manha, recebi uma quantia em dinheiro que eu estava esperando há algum tempo. Para minha surpresa, o valor foi o dobro do que eu esperava. Ao meio-dia, recebi também uma boa notícia inesperada. À tarde, mais especificamente, às 18h23min, veio a minha tão sonhada aprovação na OAB (e um incrível 4.9 em uma peça processual que valia 5.0) . Além disso, no cair da noite ganhei um presente vindo do estrangeiro...

Existem dias em que tudo dá errado, existem dias em que tudo dá certo, esse é o balanço da vida. Sábio é aquele que consegue sempre acreditar que, ao final, o saldo é positivo.

Um comentário:

Luciano Pillar disse...

Pois é Ane,

Sábio é o que vê o quadro completo (e não apenas os momentos ruins) e tira um saldo positivo. O resultado é sempre positivo, pois não há o que possa ser vivido sem ensinar. E, isso sim, é viver.

Parabéns pelas conclusões acertadas. E que tenhas muitos e muitos dias felizes!!

A propósito: escrevi algo sobre medo e nossas impressões negativas e positivas. Os comentários também são pertinentes.
http://trink.wordpress.com/2009/02/15/medo-imaginario/