terça-feira, 10 de março de 2009

Meu sonho de consumo

Algumas pessoas já me perguntaram por que o meu sonho é receber a concessão de um cartório. Então, para esclarecer o tópico, sou obrigada a recorrer a uma situação ocorrida semana passada. Eu necessitava da 2ª via da minha certidão de casamento. Então, me dirigi ao 2º Cartório de Registros Civis, onde casei.

Em primeiro lugar, apesar de eu não ter presenciado neste mundo o ano de 1960, posso garantir que o lugar não mudou nada daquele ano pra cá. Computador é coisa inexistente. Existe um guichê onde as pessoas se amontoam na fila pra pedir o que querem. Depois que elas pedem, elas sentam num banco, assim, tipo banco de praça, sem encosto, e aguardam o chamamento pra pagamento da taxa de R$ 18,66 (sim, dezoito reais e sessenta e seis centavos por um pedaço de papel). No mesmo guichê. Quando lhe chamam, você pede licença pra todas as pessoas que estão na fila novamente, paga e volta para onde estava. Cerca de 10 minutos depois, lhe entregam a certidão. Durante o tempo de espera, você se abana com um pedaço de papel ou com a sua bolsa. Ar condicionado, nem pensar.

Enquanto eu esperava, fiz alguns cálculos: em média são atendidas 10 pessoas a cada 15 minutos, considerando-se o que me parece ser o movimento constante do ponto. Considerando que nem todo o valor fique com o cartório, já que uma pequena parcela são emolumentos e tal, em 15 minutos devem ser pagos cerca de R$ 150. Em 1 hora são R$ 600. Em 1 dia de trabalho, considerando que o cartório deve ficar aberto 8 horas por dia, são R$ 4.800. Em um mês, são aproximadamente R$ 96.000.

Enfim, na minha humilde opinião, considerando que o custo com os cerca de 6 funcionários e com o pedaço de papel que é "gasto" a cada certidão não é alto, acho que dava para:
1) colocar um ar condicionado;
2) pensar em um sistema de logística onde cada atendente ficasse num guichê separado;
3) colocar um sistema eletrônico de chamada, tipo os que vemos em bancos (e outros cartórios) com senhas que você vai retirando quando chega;
4) colocar uns sofazinhos um pouco mais confortáveis pras pessoas aguardarem.

Enfim, eu não mereço a concessão de um cartório?

Um comentário:

Pegão disse...

Um cartório da muito mais, tua certidão saiu R$ 18,(alguma coisa), mas tem serviços mais caros, já ouvi falar que um tabelião pode tirar até R$350.000,00 no mês.