sexta-feira, 15 de maio de 2009

Trilha da Nascente do Rio dos Sinos em Caraá



Para quem mora na região de Porto Alegre, Vale do Sinos, Serra ou Litoral gaúcho, uma das trilhas proximas e mais características é a da Nascente do Rio do Sinos. Característica porque realmente é uma trilha, com pouco trecho de estrada e quase todo pela mata mesmo. Quem aprecia trilhas não muito fáceis, mas que também não necessitem de corda durante todo o tempo, vai se divertir.

Como chegar
Caraá fica a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. Você pode seguir pela BR-290 até a entrada de Santo Antônio da Patrulha. Lá, pegue a RS-030. Você também pode ir por Gravataí, diretamente pela RS-030 (a chamada estrada velha). Entre à esquerda no supermercado Nacional, sentido Caraá, e rode 38 quilômetros pela estrada de chão até chegar ao início da trilha. Existe uma única placa que diz indica a trilha a 6 Km. Pouco após essa placa você terá que deixar o carro. Nós deixamos depois da ponte de madeira que segue essa placa.

Distância
Aproximadamente 6Km de ida e volta que são percorridos em 4 ou 5 horas, dependendo de quantas paradas se faz para fotos ou lanche ou banho.

E se precisar de guia?
Entre em contato com a prefeitura de Caraá pelo fone (0xx51) 3615-1324. Como nós estávamos em um grupo grande, contratamos um, o Wagner, por indicação da prefeitura. Ele foi muito atencioso e preocupado com a segurança do grupo. Levou, inclusive, corda adicional para o ponto mais difícil. Há grupos que percorrem a trilha sem guia. Mas se você está num grupo maior o custo é baixo, então, eu recomendaria.

Dificuldade
De modo geral a trilha tem um nível de dificuldade médio. No início, você anda pela mata e precisa ter cuidado apenas com as teias de aranha no alto. Em seguida, quando as pedras começam a ficar mais úmidas, precisa ter algum cuidado para não escorregar. Quanto mais próximo da nascente, mais úmido fica. Havia, no nosso grupo, uma menina de 7 anos que adorou a caminhada.

Nós fomos em uma época de profunda seca, mais um pouco e "adeus" cascata. Assim, foi possível fazer uma caminhada seca, ou seja, não molhamos calçados. Mas quando o rio está mais cheio, certamente será necessário cruzar alguns córregos.

O que você vai ver
No início da trilha, você passa por duas casas de aluguel da região, a do Ivan e a segunda, na beira do penhasco. A trilha é estreita, mas plana. Dependendo da época do ano, encontra-se amoras nos arbustos do caminho.

São três cachoeiras. Logo no início da mata, há a primeira que é bem pequena. É preciso sair um pouquinho para a direita da trilha para alcançá-la. Se você olhar muito para baixo, corre o risco de cruzar o córrego e não enxergá-la.

Após essa primeira cachoeira começam as pedras e a trilha começa a acompanhar o córrego, à esquerda. Há alguns pontos mais difíceis de passar, mas nada que apavore. Aqui já é possível tocar a água cristalina do que irá se transformar no Rio dos Sinos.

Após mais ou menos 1 hora de caminhada alcança-se a segunda cachoeira, de aproximadamente 20 metros. Ela não é tão alta como a última, mas na minha opinião foi a mais bonita, talvez porque fosse a com maior volume de água. Também é um local bom de parada para descanso e banho (se for verão).

Logo após a segunda cachoeira vem a parte mais difícil. É uma longa e íngreme subida. Existem algumas cordas para auxiliar (na verdade sem as cordas seria bem complicado). Mas depois daquela descida da Pedra Furada, até que não achei das piores, porque é um trecho bem curtinho. O mais difícil é descer, porque você não enxerga direito onde está pisando.

Depois dessa parte difícil, caminha-se mais uns 40 minutos e tudo parece fácil. Enfim, chega-se ao ponto conhecido como Nascente do Rio do Sinos. É uma queda d'água de aproximadamente 100 metros com água bastante gelada. Alguém comentou que a sensação de molhar os pés era de umas 300 agulhas, então, a frase não é original, apenas copiei. No nosso grupo, houve quem se aventurasse a molhar os pés. Banho, ninguém.

Início da trilha é por essa estrada, fácil, plana.

A primeira cachoeira

Dá pra acreditar que é o Rio dos Sinos?

A segunda cachoeira

Enfim, o objetivo: a nascente do Rio dos Sinos

Um comentário:

Lucas F. Campo Bom disse...

Muito bom su blog! legal mesmo!