sábado, 9 de maio de 2009

Trilha da Pedra Furada

A Trilha da Pedra Furada é a mais famosa de Urubici. É uma trilha com duração aproximada de 5 horas e deve ser percorrida com guia pelos seguintes motivos:

1) Em alguns pontos é muito difícil encontrar a trilha.
2) A parte final é bastante difícil.
3) O tempo em Urubici muda muito. Você pode ter tempo ensolarado e, num piscar de olhos, a névoa cobrir tudo e você não enxergar a trilha o suficiente para retornar.

Para encontrar indicações de guia, você deve procurar a Secretaria de Turismo do Município. É fácil de encontrar, fica na avenida principal, ao lado da Igreja. O nosso foi o Iran (só existem 3 guias "oficiais" na cidade) que confessou já ter feito a trilha umas 200 vezes e com todas as condições possíveis de tempo e temperatura.

A trilha inicia-se no Morro da Igreja. Deixa-se o carro no primeiro estacionamento (junto a porteira de entrada da Aeronáutica) e caminha-se um pouquinho pelo asfalto. O final do “corrimão” da curva do asfalto marca o início da trilha. Eu jamais encontraria sozinha!

O guia comentou conosco que a trilha subdivide-se em três momentos distintos e fui obrigada a concordar:




Esse seria o final da primeira parte
Caminho dos Aromas: No início da trilha se vê muito pouco. A umidade constante da região faz com que os arbustos fechem a trilha, então você caminha envolto por muitas árvores e arbustos e sem poder pisar muito a sua esquerda (existe um precipício desse lado). Ao término dessa parte do caminho você se depara com a visão das pirâmides (eu sei, a foto não ajuda). Caminha-se uns 30-40 minutos nesse trecho.
Caminho das Pedras: A segunda parte é bem “trilha”. Muitas pedras, um pouco de subida, um pouco de descida, mas sem grandes dificuldades. Chega-se a “beira do abismo” durante o caminho das pedras e se consegue avistar o Morro da Igreja, em dia claro.
O arco da pedra furada foi tudo o que conseguimos enxergar.Pedra Furada propriamente dita (eu prefiro batizar como Caminho dos Sobreviventes). Essa é a parte mais difícil da trilha. É quando descemos pelo paredão até a Pedra. Existe trilha definida, mas pense em você descendo por uma parede com pedras e caraás úmidos para se apoiar. É isso. A notícia boa é que essa parte passa rápido. Depois disso é mais mata fechada e pedras - uma mistura dos caminhos dos aromas e das pedras. Essa é a parte mais longa da trilha, ou se não for, é o que parece ser. Mas enfim, depois disso você finalmente chega na pedra furada. Então cada um faz seu ritual. Há quem diga que o arco é mágico e que é uma passagem para outra dimensão. Bom, eu não encontrei a tal dimensão. Apenas muita névoa. Mas fiquei imaginando como seria em um dia ensolarado.


A volta foi definitivamente mais tranquila. Primeiro por saber por onde estava passando. Segundo, porque não tivemos a descida do paredão apenas subida. Subidas são definitivamente mais fáceis, foi preciso só força nas pernas e braços para uma quase-escalada.

As fotos não ficaram nada boas por causa do dia completamente enevoado. Infelizmente, era nosso último dia na cidade. Talvez seja uma boa desculpa para voltar. Acho que não fiquei tão traumatizada para não desejar percorrer a trilha novamente.

Um comentário:

André Glock disse...

Oi Ane, você pode me informar qual o custo de contratar um guia para fazer essa trilha?
Sabes algum telefone para entrar em contato para agendar?