sábado, 7 de novembro de 2009

Rafting e Templo Budista em Três Coroas - II

Quando fizemos o rafting, optamos por fazê-lo pela manhã,o que nos deu tempo (após um salsi-pão), de visitar o Templo Budista, também em Três Coroas, ainda no mesmo dia.

Templo Budista 


O que falar do templo? É um lugar que recebe visitas de gente que vem de longe, de outros estados e países, inclusive. Independentemente de sua crença, vale a pena visitá-lo ao menos uma vez, pois é um lugar muito bonito, localizado em uma parte alta da cidade, de onde se tem bonita visão da região. Além de tudo, é um lugar que nos traz calma e serenidade.

Como chegar: O Templo localiza-se no município de Três Coroas. Vindo de Porto Alegre, há duas opções.

  • Vindo pela RS-020: passa-se por Taquara e anda-se em direção a São Francisco de Paula. Dobre à esquerda na parada de ônibus 177 e siga a sinalização. O caminho por aqui é mais perto.

  • Vindo pela RS-115: dobre à direita no primeiro trevo de Três Coroas em direção ao bairro Águas Brancas e siga por 7 km em estrada de terra. Nas bifurcações, entre sempre à esquerda. A estrada é bem estreita em alguns pontos. Para não se perder, lembre-se que o templo fica em local alto, então pense que você deve subir.

Vindo do Parque das Laranjeiras, que foi o nosso caso: voltamos à RS-115 e andamos em direção a Porto Alegre até o próximo trevo. Viramos à esquerda e seguimos.

Horários: Sábados e domingos: das 9h às 16h30min. Nas segundas, o templo é fechado à visitação. De terças a sextas: das 9h às 11h30min e das 13h30 às 17h.

O que fazer lá: Quando você chega de carro, há um portão, trancado. Você deve apertar a campainha e identificar-se pelo número da placa do veículo. Lá dentro, há espaço para estacionar, bem próximo ao templo.

Você será convidado, após sua entrada ser permitida, a ir até o centro de visitantes, onde receberá explicações básicas sobre a doutrina budista e sobre o centro em um vídeo. É importante assisti-lo para entender o que você está vendo.

Após o vídeo, você provavelmente visitará o templo, que é a maior construção do local. Não é possível fotografar na parte interna do templo. Ninguém entra lá de calçados também. Você será convidado a retirá-los na entrada. O templo é lindíssimo. Há locais específicos para os praticantes realizarem suas preces e explicações sobre a doutrina budista em cada canto. O colorido é muito bonito.


Também é possível visitar a Casa das Lamparinas, as rodas de oração e ver as estátuas, todas muito detalhadas. Chamou-me a atenção as rodas de oração. Elas giram 24 horas por dia mandando preces e bençãos a todos os povos. Uma forma mecânica de oração, o que me pareceu, sem dúvida, mais inteligente do que os meios tradicionais.

Aprende-se bastante sobre a doutrina budista lá. No próprio templo, há placas contando a história de Buda, um príncipe que abandonou a riqueza para buscar a "cura do sofrimento". Anos mais tarde,  sentado sob uma árvore Bodhi, em uma noite de lua cheia, ele, de repente, experimentou extraordinária sabedoria, compreendendo a verdade suprema do universo e alcançando profunda visão dos caminhos da vida humana (a iluminação).

Nenhum comentário: