terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os lugares mais setentrionais e mais meridionais do mundo

Esse é um assunto que não tem muita importância prática, mas como esse é um blog que fala muito sobre viagens e lugares, segue a título de curiosidade a lista das cidades (ou localidades) mais setentrionais e meridionais do mundo.


No continente Americano, a cidade com algum porte mais meridional é Ushuaia, como já falamos. No entanto, a pequenina Puerto Williams, localizada na Ilha Navarino, no Chile é a mais meridional não só das Américas, mas do mundo. Essa pequenina cidade, com seus 2.400 habitantes contém ainda o porto, a base naval e o centro comercial mais ao sul do mundo. E, acredite, mesmo com população tão pequena, a localidade ainda tem um hostel, um aeroporto, um museu e um iate clube. Ali também foram encontrados vestígios arqueológicos dos Yamanas antigo grupo étnico que habitava a região.



Com relação a cidade mais setentrional do mundo, há uma discussão entre aquelas que pleiteiam a honrosa, mas talvez inútil posição. Barrow (71º18'N), no Alasca, fundada em 1859, com área 55 km² e população aproximada de 4 600 habitantes, reinvindica o título de mais setentrional do mundo a ter mais de 2 mil habitantes. Como cidade é certamente a mais setentrional da Américas. No entanto, ainda nas Américas, mais precisamente na província de Nunavut, Canadá, próximo a Groenlândia, há a pequeníssima Alert (82º28'N). Localiza-se a apenas 817Km do Pólo Sul e possui 5 habitantes permanentes. O lugar é tão pequeno que não aparece no Google Earth.



Atendendo ao critério de possuir população significativa permanente, a localidade mais meridional da Europa e do mundo é Longyearbyen (78º13N). É a capital do arquipélago de Svalbard situado no extremo norte da Noruega. A localidade também é famosa pela maior quantidade de dias banhados sob o sol da meia noite.

Hammerfest, também na Noruega (70º39N) está longe de ser a mais setentrional do mundo, mas é a única com algum porte a reinvindicar o título. Possui cerca de 9.000 habitantes e parece ser a mais bonita.

Honningsvag (70º39N) não é a mais setentrional, mas é o ponto de partida privilegiado para o Cabo Norte, que as populações antigas diziam ser o "fim do mundo" e "ponto de partida da viagem em direção ao infinito". São apenas 34 Km pela estrada até o Cabo por uma estrada que termina sobre rochas que avançam sobre o Oceano Ártico. Hoje se sabe que o Cabo Norte não é o ponto geográfico mais setentrional do planeta, mas a fama permanece.

Nenhum comentário: