sábado, 13 de fevereiro de 2010

Floripa: Da Armação até a Praia do Saquinho com uma fiel seguidora (e a chuva)

A trilha do Saquinho pode ser uma trilha fácil ou díficil, rápida ou demorada, tudo vai depender do quanto você decidir caminhar. No nosso caso, como estávamos na Armação e queríamos caminhar um pouco optamos por ir a pé até a Praia da Solidão, passando por Pântano do Sul e Açores. O dia estava nublado e de vez em quando caía uma pancada de chuva, de modo que o calor até que não foi problema. Imagino que fazer o mesmo em um dia de sol no verão seja bem mais problemático.

Pois bem, da Armação até o Pântano são cerca de 4Km e você pode ir pelo acostamento da estrada mesmo. De Pântano a Açores optamos por ir pela beira da praia, mas também é possível seguir as indicações das setas e ir pela estrada. Pela praia nos pareceu mais perto e mais bonito.

Para chegar na Praia da Solidão, você deve seguir as indicações, não é difícil. Vai subir uma ladeira asfaltada com mais 1Km no final da Praia de Açores. Chegando à Praia da Solidão, você pode percorrer duas trilhas:

a) a da Cachoeira: é uma trilha bem curtinha, de cerca de 15 minutos que leva à Cachoeira da Praia da Solidão. Para chegar até ela basta virar à direita após a ponte de madeira.

b) a da Praia do Saquinho: Essa trilha inicia com aproximadamente 1.400m de "trilha concretada". Para encontrá-la, basta passar a ponte de madeira e seguir reto. Já havíamos caminhado uns 7km, mas decidmos encarar. A trilha é muito fácil, como você vê ao lado, o único risco que se corre é escorregar nos pontos mais úmidos. A vista da Praia da Solidão que se tem dela é das mais bonitas do sul da ilha. O final da parte concretada é na comunidade do Saquinho, onde algumas famílias insistem em viver sem luz elétrica. Inclusive presenciamos uma curiosidade: os nativos transportam congêneres para a comunidade com dois enrmes cestos amarrados de cada lado de um cavalo. O coitado do bicho está tão treinado que faz a trilha quase sozinho.

Quando acaba a parte concretada, você pode seguir adiante, se desejar. Em mais ou menos duas horas vai chegar na Ponta do Pasto ou Pastinho que é uma península coberta por grama. Em tese, você pode continuar dali até Naufragados, mas não é recomendável sem um conhecedor da região, pois a trilha está coberta pelo mato. O caminho pelo costão também não deve ser seguido, pois é bastante perigoso devido às pedras.

Se optar por não seguir adiante, ficará na Praia do Saquinho, que tem, nesse ponto, aproximadamente 750m, com pedras à direita e à esquerda. É uma praia onde poucos vão, então você se sentirá quase numa praia particular. Ao lado a vista da praia quando ainda estamos na parte de cima da trilha.

Nessa trilha também nos acompanhou do início ao fim uma fiel companheira: uma cachorrinha vira-lata com coleira que praticamente nos adotou, já que, apesar de outras pessoas estarem na trilha, ela seguia mesmo era a gente. Deu vontade de trazer o bichinho pra Poa, mas ela tinha coleira, então poderia ter dono. Além do mais, considero crueldade levar pra um apartamento de 85m2 uma cachorrinha criada na praia a vida toda. Enfim, tivemos que fugir dela no final da trilha, já em Açores, pois ela estava realmente determinada a nos seguir.

No retorno, optamos por voltar de ônibus de Açores até a Armação. O caminho completo de ida e volta daria uns 17Km, assim caminhamos uns 12Km apenas. Ao lado, como brinde, a vista das Praias do Pântano e da Solidão que se tem da trilha. Belíssima, apesar do dia nublado.

Nenhum comentário: