domingo, 7 de fevereiro de 2010

Floripa: Trilha de Naufragados e mais chuva

Nossas férias começaram para valer no terceiro dia, quando decidimos que a chuva não nos impediria de aproveitar. O dia amanheceu nublado, mas acreditamos que conseguiríamos fazer nossa primeira trilha mesmo assim. Optamos pela trilha de Naufragados, porque era a mais curta do programa, de modo que uma eventual chuva não atrapalharia tanto. Estávamos certos.

Onde fica
Naufragados é a praia mais ao sul da ilha de Florianópolis. Recebeu esse nome devido ao naufrágio de dois navios portugueses que levavam colonos açorianos para o RS ocorrido ali em 1753, do qual apenas 77 passageiros sobreviveram. O acesso se dá exclusivamente pela trilha (ou por barco).

Como chegar ao início da trilha
Vindo do centro, dirija-se ao sul da ilha. Siga as indicações em direção ao povoado de Ribeirão da Ilha. O povoado é muito bonitinho, nós paramos para olhar, mas deixamos para voltar com mais tempo em outro dia. Passando o povoado, siga sempre reto, você terá o mar a sua direita durante todo o percurso, de cerca de 20Km. A estrada é uma mistura de pontos com calçamento e outros com asfalto. Você vai passar por Caieira e vai parar no final da estrada, onde também termina a linha de ônibus e onde há um terreno transformado em estacionamento para carros (R$5, em janeiro de 2010). Há uma placa indicativa do início da trilha no estacionamento.

Caso você não queira encarar a trilha, pode contratar barco ali. O valor é do barco e o barco comporta até 4 pessoas, dizia uma placa. 

A trilha
O percurso da trilha é de 2.7Km e é bem fácil, sem grandes subidas ou descidas por meio da mata, o que em dias de sol é um presente, embora não fosse o nosso caso. A trilha é bem aberta e, obviamente, estava bem úmida. Você caminha em torno de 10-15 minutos e a trilha se divide em duas. Se for sempre pela direita, caminhando cerca de 40 minutos mais vai chegar no farol. Se for pela esquerda, chegará, mais ou menos no mesmo tempo à Praia de Naufragados. Há dois bares ali, caso decida passar o dia.

É possível tanto do farol chegar na praia, quanto da praia chegar no farol, com mais uns 20 minutos de caminhada. Nós fomos primeiro pela praia, então tivemos que atravessar um córrego e subir pelas pedras, onde encontramos uma trilha que levava ao farol. O mais difícil é subir nas pedras, mas passando isso, também foi fácil.

A chuva nos encontrou na praia, então, as fotos ficaram bem ruinzinhas, como você vê ao lado. Mas ficamos imaginando a vista em dias de sol. Quando estivemos na Praia do Sonho, tivemos a oportunidade de ver as ruínas do Forte de Nossa Senhora da Conceição (1742), erguido na ilha de Araçatuba, em um dia de sol e era infinitamente mais bonito.

Retornamos pela trilha do farol, seguindo sempre pela nossa esquerda no retorno. A chuva nos pegou em cheio no retorno, ficou fechadão mesmo, tornando a trilha um pouco mais difícil, mas nada apavorante, o que significa que ela deve ser realmente fácil em dias secos. Aconselho todos a fazerem, o visual do final vai encantá-los em um dia bom e você não se cansará muito.

Nenhum comentário: