sábado, 15 de maio de 2010

Morro do Osso

Quando foi a última vez em que você teve uma absoluta sensação de felicidade? A minha eu lembro bem. Foi há mais ou menos duas semanas, em um final da tarde de céu azul, olhando a zona sul de Porto Alegre de cima, lá no mirante do Morro do Osso. São desse dia as fotos que ilustram o texto. Não conheço muita gente que more em Porto Alegre que já tenha ido até lá. E nem é tão longe assim.

O Morro do Osso localiza-se na zona sul de Porto Alegre e grande parte dele está dentro de uma reserva preservada, o Parque Natural do Morro do Osso, que existe desde 1994. O objetivo é preservar uma área de 127 hectares, mas até o momento só 57 foram desapropriados. O parque tem guarita de segurança e fica aberto diariamente das 9h às 18h. Podem ser agendadas visitas orientadas por instituições de ensino e pesquisa.

Existem lá espécies arbóreas sob possível ameaça de extinção, como a canela preta e a corticeira-da-serra. A fauna também é diversa, avista-se lá cerca de 65% das espécies de aves existentes no município. Incrivelmente, no entanto, o que as pessoas mais gostam de procurar lá é a visão que se tem da casa do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.

Chegar lá também não é difícil. Basta pegar a Av. da Cavalhada e dobrar a direita na Av. Adão Juvenal de Souza, que é uma avenida bem larga. Depois é seguir as placas até a Rua Irmã Jacobina Veronese. A rua termina no parque. Para chegar no mirante, basta seguir por uma trilha bastante fácil uns 15 minutos.

E cá pra nós, Porto Alegre merece preservar um lugar como esse.

2 comentários:

Evandro Colares disse...

Pois é, Ane! Por acaso sou conselheiro do PNMO - Parque Natural Morro do Osso, uma das unidades de conservação integral do Município de Porto Alegre. Inclusive já pensei em marcar para o GCM um mini-trekking no Parque contando com as orientações ambientais dos guarda-parques! Quem achas?! Abraço!

Ane Callegaro disse...

Evandro,

Sobre o mini-trekking no Morro do Osso, acho que seria ótimo. Divulgar espaços tão bonitos como esses na nossa cidade também é uma forma de conscientizar as pessoas para a importância de preservá-los e não deixar que os condomínios avancem.