domingo, 30 de maio de 2010

5 Trilhas Fáceis para Iniciantes

Todo praticante de trekking que se preze tenta encorajar mais gente. Só que pra quem nunca fez trekking na vida, é complicado iniciar em uma trilha de oito horas com pedras, subidas e descidas. As trilhas abaixo são bem simples, para serem feitas sem guia e descobrir se essa é a sua praia.

1. Trilhas do Vértice e do Cotovelo no Parque Nacional dos Aparados da Serra (Cambará do Sul)

As duas trilhas localizam-se no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul. O parque é o ponto de visitação mais fácil para o Itaimbezinho. No ponto de chegada dessas duas trilhas se tem uma linda visão do cânion, se você der sorte do dia não estar enevoado.

A Trilha do Vértice é a mais fácil. Existe até um caminho calçado em um bom pedaço dela. Com 20 minutos de caminhada, você já consegue chegar em um mirante, em que se vê a Cascata das Andorinhas e da Cascata Véu de Noiva formada pelo arroio Preá.

A trilha do Cotovelo é um pouco mais longa. São 6,3Km de caminhada por uma estradinha de chão, que leva até um mirante natural com o que eu considero a melhor visão do cânion. Leva-se aproximadamente uma hora para ir e uma hora para voltar, mas a caminhada é fácil. Eu considero a melhor trilha para quem quer ter realmente a sensação de que está fazendo trilha, mas tem medo de se aventurar em algo mais forte.

Sobre como chegar ao parque, já comentei aqui no passado.

2. Trilha do Rio Caí no Parque da Ferradura (Canela)

O Parque da Ferradura possui quatro trilhas: do Pórtico, das Cutias (fácil, passeio para observar a natureza e os quatis), da Pinguelas (fácil, voltada para a bela vista do Vale da Ferradura) e essa última, a do Rio Caí, que é a principal. Não é uma trilha tão fácil quanto as do Itaimbezinho, mas a maior dificuldade não são pedras ou travessias e sim, a volta.

Em primeiro lugar, a trilha é de fácil acesso e bem demarcada com placas de sinalização em todo seu percurso. São 350m de trilha, iniciando a 750m de altitude e terminando a 400m de altitude, no pé da cascata do Arroio Caçador e às margens do Rio Caí, em uma área plana, onde você pode sentar e descansar. O mais difícil aqui, na minha opinião, é a volta, pois a subida é bastante íngreme, exige algum condicionamento físico. Mas como não é uma trilha longa, você pode ir subindo e parando aos poucos.

Ainda assim, se você achar que a trilha do Rio Caí não é para você iniciar, pode tentar as outras. São muito fáceis.

Como chegar no parque: Saia de Canela em direção à Cascata do Caracol, siga à direita na entrada do parque do caracol e acesse a estrada de terra, existem placas indicativas em todo o trajeto, são 6 km. Há uma taxa de entrada que você pode consultar no site oficial.

3. Trilha do Parque da Cachoeira (São Francisco de Paula)

Não confunda com o Parque das 8 Cachoeiras, pois são parques diferentes. Naquele há 8 trilhas com uma dificuldade um pouco maior, pois você passa por pedras úmidas em quase todas. Esse Parque da Cachoeira é outro parque com bastante estrutura para esportes radicais. Você pode praticar rapel, pêndulo, cabo aéreo, entre outros. Há uma trilha no parque que leva até a Cachoeira Escondida. A caminhada tem duração média de 1h e, apesar de ser pela mata, é bem fácil. Você passa primeiro por uma cachoeira que fica na área central do parque (a do Rio Caraá) e vai seguindo até a Escondida, onde a trilha termina.

Como chegar no parque: o melhor é parar na entrada de São Francisco de Paula, onde há um ponto de atendimento ao turista e pegar um mapa. O parque fica no interior do município, por estrada de chão, como se estivesse indo para Canela.

4. Ecoparque Sperry (Gramado)

O parque é privado, você pode obter informações sobre valores no site oficial. O diferencial é que as trilhas são todas auto-interpretativas, com boas orientações indicativas, o que facilita para quem está iniciando.

Como chegar no parque: pela rótula de saída de Gramado para Canela, entrando a direita entre o posto Shell e o Hotel Cavalinho Branco, descendo o vale do Quilombo, 5 km.

5. Trilha do Monte Negro (São José dos Ausentes)

Chegar ao município de São José dos Ausentes é o mais difícil, pois não há estrada asfaltada. Por qualquer dos caminhos você terá que enfrentar uns bons 30 km de estrada de chão bem ruinzinha. O Monte Negro é o ponto culminante do estado do RS, com seus 1.400m. Chega-se de carro até aproximadamente 300m do cânion que divide RS de SC. A trilha que leva ao cânion e ao pico do Monte Negro é fácil. Se o dia estiver limpo, pode-se ver até o litoral de lá. Se você gostar da caminhada e quiser mais, pode ainda subir no pico do Monte Negro. Não é tão fácil, pois não há uma trilha demarcada, mas a caminhada é leve. Em 20 minutos se está lá e o pior é a ida. Na volta é só descida.

2 comentários:

Ed.Londero disse...

Muito legal, valeu, aquela trilha de São Xico fazia anos que sabia que existia, mas nunca cheguei a descobrir onde fica.

Ed.Londero disse...

Muito legal, valeu, aquela trilha de São Xico fazia anos que sabia que existia, mas nunca cheguei a descobrir onde fica.