domingo, 6 de junho de 2010

Um lugar para lagartear ao sol

Os leitores que não residem no sul do Brasil dificilmente saberão o que lagartear significa. Mas esse é um dos programas preferidos de nove entre dez pessoas no inverno gaúcho: lagartear ao sol comendo bergamota. Explicando, lagartear significa deitar-se ou sentar-se ao sol em um dia frio. Já a bergamota é mais conhecida como tangerina ou mexerica no centro e norte do país. Aqui no sul é bergamota, da mesma forma que farol é sinaleira e o doce de beijinho é chamado de branquinho. Traduzindo, o título do post significa ficar sem fazer nada ao sol comendo tangerina. Péssimo, lagartear ao sol é, no mínimo, mais poético.


Pois bem, para quem cresceu em uma casa com quintal cheio de laranjeiras e bergamoteiras e hoje mora em um apartamento no qual raramente bate sol no inverno, lagartear ao sol é praticamente uma necessidade. Porto Alegre tem muitos parques, mas eles ficam cheios nos finais de semana, de modo que encontrar um local mais sossegado para a prática fica bem difícil. Felizmente, descobri agora que existe pelo menos um lugar bem calmo, onde você pode ficar por horas sentado ao sol em um dos bancos ou estender sua toalha pra deitar. É a Praça do DMAE na Av. 24 de outubro. Passamos lá boa parte da tarde do feriado e, lógico que passaram outras pessoas por lá, mas nada de barulho exagerado.

Coincidência ou não, a Praça do DMAE é o lugar que o Clube de Nadismo elegeu para os encontros em Porto Alegre. Creio que entendo as razões da escolha.

Nenhum comentário: