anda muitos quilômetros nas estradinhas de terra, mas a população pequena, cerca de 3 mil habitantes. Ah, até bem pouco tempo não existia acesso asfaltado até São José dos Ausentes, o que em grande parte também explica as paisagens inexploradas (quando fomos ainda não tinha).
Como chegar
Existe um caminho por Cambará do Sul, mas não recomendo porque o estado da estrada de chão é bem ruim. Você sai de Porto Alegre pela BR 116, logo após Novo Hamburgo entra na RS 239, até a cidade de Taquara (também épossível ir a Taquara por Gravataí) e pega a RS 020 até a São Franscisco de Paula. Passa pela cidade e retoma a RS 020 até Tainhas. Lá toma-se a RS 453 em direção a Cambará do Sul. Em Cambará atravessa-se a cidade até encontrar uma estrada de chão, por onde se segue mais 50 Km de estrada de chão até São José dos Ausentes (Distância: 250 km).
Existem dois caminhos alternativos, o primeiro pela BR 101, até o acesso da cidade catarinense de Ermo. Da BR 101 até Ermo são 7 Km. O acesso fica à esquerda, no km 427. De lá rodamos mais 8 Km até chegarmos em Turvo. Andamos mais 21 Km até Timbé do Sul, ainda território catarinense. Daí para frente o percurso é de 36Km por estrada de chão (Distância: 313 Km). Não sei dizer se a estrada é boa, mas parece mais distante e complicado.
Se você procura caminho asfaltado, o melhor parece ser por Bom Jesus. Siga pela BR 116 até Vacaria. Rode até a RS 285, onde dobramos a direita, no sentido de Bom Jesus. Seguindo na RS 285 temos mais 45 Km de estrada, agora asfaltada até Ausente. A distância é bem maior. São 240 Km até Vacaria e depois mais 100Km até São José dos Ausentes. Não tenho a informação de se esses 100Km já estão totalmente asfaltados, mas creio que uma boa parte está.
Onde ficar
Existem várias pousadas, todas no interior do município e não muito próximas umas das outras. A maioria oferece diária com as três refeições exatamente por isso. Imagine só você sair para jantar à noite e ter que andar uns 20 Km em estrada de chão. A maioria das pousadas também oferece um programa próprio de atividades como trekking, passeios à cavalo e pesca. Abaixo algumas sugestões de hospedagem, com as características de cada uma:
Vale das Trutas
Localiza-se na estrada entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Se o seu desejo é pescaria fácil, é o
lugar ideal. Existe um lago com um pesque-pague. Possui cabanas com dois quartos, sala/cozinha e banheiro e, ainda, lareira.
Pousada Fazenda Monte Negro
Esta é bem afastada, bem próxima dos cânions. Possui hospedagem na casa ou em chalés. Na casa, são suites ou quartos com banheiro compartilhado. Os chalés possuem fogão à lenha. A pousada oferece trilhas de um ou dois dias, parte a cavalo, parte a pé.
Pousada Fazenda dos Ausentes
Possui quatro quartos com banheiro, mesa e aquecedor e três chalés para quatro pessoas. Oferece como
atividades passeio a cavalo, pesca em açudes e trilha ecológica na fazenda.
Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues
Bem próxima ao Cachoeirão dos Rodrigues, uma das principais atrações de São José. Oferece quartos com banheiro privativo e coletivo. Oferece três tipos de trilhas: Varando o Rio (a pé ou a cavalo), Trilha do Puma (com mini cânion) e Trilha Radical (mais difícil).
Pousada Fazenda Potreirinhos
Oferece quartos com banheiro privativo ou coletivo, caminhadas ecológicas, passeios a cavalo e acompanhamento das lides campeiras. No verão, banho de cachoeira.
Pousada Fazenda das Araucárias
A pousada oferece comodações para grupos no sótão, um quarto com banheiro privativo e quatro quartos com banheiro coletivo. Também oferece área de camping com água, luz e banheiros. Realiza trilhas pela região com acompanhamento de guia local.
Pousada Flor de Açucena
Localiza-se a a 16km da sede do município. A pousada tem bar com carta de vinhos, TV por satélite e DVD, aparelho de musculação e bicicleta ergométrica. Oferece caminhadas guiadas e cavalgadas.
Outras opções de hospedagem você encontra no site Ausentes Online.
No próximo post, dicas do que fazer em 2 dias em São José dos Ausentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário