domingo, 27 de junho de 2010

São José dos Ausentes - parte I

São José dos Ausentes é o município mais frio do estado do Rio Grande do Sul. É um lugar bem rústico, sem a infra-estrutura turística de Gramado/Canela, mas com belas paisagens naturais. O município é extenso, você
anda muitos quilômetros nas estradinhas de terra, mas a população pequena, cerca de 3 mil habitantes. Ah, até bem pouco tempo não existia acesso asfaltado até São José dos Ausentes, o que em grande parte também explica as paisagens inexploradas (quando fomos ainda não tinha).

Como chegar

Existe um caminho por Cambará do Sul, mas não recomendo porque o estado da estrada de chão é bem ruim. Você sai de Porto Alegre pela BR 116, logo após Novo Hamburgo entra na RS 239, até a cidade de Taquara (também épossível ir a Taquara por Gravataí) e pega a RS 020 até a São Franscisco de Paula. Passa pela cidade e retoma a RS 020 até Tainhas. Lá toma-se a RS 453 em direção a Cambará do Sul. Em Cambará atravessa-se a cidade até encontrar uma estrada de chão, por onde se segue mais 50 Km de estrada de chão até São José dos Ausentes (Distância: 250 km).

Existem dois caminhos alternativos, o primeiro pela BR 101, até o acesso da cidade catarinense de Ermo. Da BR 101 até Ermo são 7 Km. O acesso fica à esquerda, no km 427. De lá rodamos mais 8 Km até chegarmos em Turvo. Andamos mais 21 Km até Timbé do Sul, ainda território catarinense. Daí para frente o percurso é de 36Km  por estrada de chão (Distância: 313 Km). Não sei dizer se a estrada é boa, mas parece mais distante e complicado.

Se você procura caminho asfaltado, o melhor parece ser por Bom Jesus. Siga pela BR 116 até Vacaria. Rode até a RS 285, onde dobramos a direita, no sentido de Bom Jesus. Seguindo na RS 285 temos mais 45 Km de estrada, agora asfaltada até Ausente. A distância é bem maior. São 240 Km até Vacaria e depois mais 100Km até São José dos Ausentes.  Não tenho a informação de se esses 100Km já estão totalmente asfaltados, mas creio que uma boa parte está.

Onde ficar

Existem várias pousadas, todas no interior do município e não muito próximas umas das outras. A maioria oferece diária com as três refeições exatamente por isso. Imagine só você sair para jantar à noite e ter que andar uns 20 Km em estrada de chão. A maioria das pousadas também oferece um programa próprio de atividades como trekking, passeios à cavalo e pesca. Abaixo algumas sugestões de hospedagem, com as características de cada uma:

Vale das Trutas

Localiza-se na estrada entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Se o seu desejo é pescaria fácil, é o
lugar ideal. Existe um lago com um pesque-pague. Possui cabanas com dois quartos, sala/cozinha e banheiro e, ainda, lareira. 

Pousada Fazenda Monte Negro

Esta é bem afastada, bem próxima dos cânions. Possui hospedagem na casa ou em chalés. Na casa, são suites ou quartos com banheiro compartilhado. Os chalés possuem fogão à lenha. A pousada oferece trilhas de um ou dois dias, parte a cavalo, parte a pé.

Pousada Fazenda dos Ausentes

Possui quatro quartos com banheiro, mesa e aquecedor e três chalés para quatro pessoas. Oferece como
atividades passeio a cavalo, pesca em açudes e trilha ecológica na fazenda.

Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues

Bem próxima ao Cachoeirão dos Rodrigues, uma das principais atrações de São José. Oferece quartos com banheiro privativo e coletivo. Oferece três tipos de trilhas: Varando o Rio (a pé ou a cavalo), Trilha do Puma (com mini cânion) e Trilha Radical (mais difícil).

Pousada Fazenda Potreirinhos

Oferece quartos com banheiro privativo ou coletivo, caminhadas ecológicas, passeios a cavalo e acompanhamento das lides campeiras. No verão, banho de cachoeira.

Pousada Fazenda das Araucárias

A pousada oferece comodações para grupos no sótão, um quarto com banheiro privativo e quatro quartos com banheiro coletivo. Também oferece área de camping com água, luz e banheiros. Realiza trilhas pela região com acompanhamento de guia local.

Pousada Flor de Açucena

Localiza-se a a 16km da sede do município. A pousada tem bar com carta de vinhos, TV por satélite e DVD, aparelho de musculação e bicicleta ergométrica. Oferece caminhadas guiadas e cavalgadas.

Outras opções de hospedagem você encontra no site Ausentes Online.

No próximo post, dicas do que fazer em 2 dias em São José dos Ausentes.

Nenhum comentário: