domingo, 4 de julho de 2010

São José dos Ausentes - parte II

Vamos ao que interessa: o que fazer em um final de semana em Ausentes.

Monte Negro
Já comentei aqui que o Monte Negro é o ponto culminante do RS, com seus 1.400m. Chega-se de carro até aproximadamente 300m do cânion que divide RS de SC. Uma pequena caminhada e, num dia claro, você verá a paisagem ao lado. Se tiver fôlego pra uma subida mais íngreme, sem trilha definida, chegará no topo do monte e poderá se vangloriar de ter "escalado" o ponto culminante do nosso estado.

Trilha do Cachoeirão do Rodrigues
Você chega de carro até a Pousada Cachoeirão do Rodrigues. Ali, estaciona e atravessa uma porteira, seguindo por uma trilha que acompanha o Rio Silveira. É possível agendar guia e três tipos de trilhas que passam pelo Cachoeirão, mas também é possível conhecê-lo sozinho, embora sem cruzá-lo. Essa foi a nossa opção.

O Cachoeirão do Rodrigues é um dos principais pontos turísticos do município. É formado por uma sucessão de grandes quedas, a maior com aproximadamente 28m de altura.

Serra da Rocinha
Por ela passa uma estrada que liga Ausentes a Timbé do Sul, em SC. A estrada, obviamente, é ruim e de chão, mas você não transitará muito tempo por ela. Irá apenas até um mirante, um pouco mais acima do posto fiscal. A visão panoramica é linda em um dia de sol.

Os cânions do município
Ausentes possui vários cânions, não tão famosos quanto o Itaimbezinho e o Fortaleza, mas também muito bonitos. Você consegue ter a visão de um deles no Monte Negro, mas se deixar o carro próximo à sede da Pousada Fazenda Monte Negro e estiver disposto a caminhar um pouco, vai visualizar outros e também algumas cascatas. Existe, ainda, uma trilha que pode ser percorrida a cavalo se você estiver hospedado nessa pousada.


Pesca e cachoeira
No Sítio Vale das Trutas, existe um pesque e pague de trutas. Qualquer criança é capaz de pescar, é tão fácil que às vezes perde a graça. Você paga pelos peixes que pesca que ainda podem sair limpos par ser assados, pois o sítio oferece também esse serviço. Além disso, o local é muito bonito e bem próximo há uma cachoeira, onde é possível se refrescar no verão.

Olhar para o céu à noite
A noite de São José dos Ausentes, especialmente, se você estiver hospedado em uma das pousadas rurais é apaixonante. Estivemos lá no invernão, com muito frio, mas céu bem aberto. Longe das luzes da cidade, você consegue ver um céu tão claro de estrelas que dá pra entender porque nossa galáxia é chamada de Via Láctea. Você chega a ver o rastro leitoso de estrelas no céu.

Para informações sobre como chegar e hospedagem, veja a parte I.

Nenhum comentário: