sábado, 31 de julho de 2010

O antimarketing

Creio que as ações de marketing e de venda ativa precisam ser modernizadas. Não consigo entender como alguém pode achar que ligar para uma pessoa no final de semana, através de uma URA (uma máquina que faz ligações automáticas), que faz você esperar uns 20 segundos até passar a ligação pro operador (porque se desliga, você não sai do sistema e vão ligar novamente), para então esse operador tentar lhe vender alguma coisa como se estivesse recitando um texto decorado num teatro, seja uma boa estratégia de venda.

Será que alguém analisa vendas reais x número de ligações x o custo pra pagar os coitados que trabalham no telemarketing? Todas, mas absolutamente todas as pessoas que eu conheço rechaçam essas ligações e nunca estão interessadas, o que me leva a duas conclusões: ou meus amigos são chatos não-consumistas ou realmente mais de 90% das ligações não resulta em venda, de modo que me parece improvável que se justifique um número elevado de pessoas em venda ativa.

Ao invés de receber uma ligação da minha operadora de celular toda a vez que eu ultrapasso em R$ 2 o valor do meu plano, me sugerindo um novo plano com o dobro de minutos que, segundo eles, me vai ser altamente benéfico e vai me custar o dobro do meu plano atual, eu preferiria que esta pessoa que me liga estivesse resolvendo problemas de pessoas que ligam porque tem problemas com a operadora. Ser bem atendida quando eu preciso rende mais pontos positivos no conceito da empresa do que ser incomodada quando eu não preciso. Será que gestores não conseguem enxergar uma coisa tão óbvia?

Aliás, será que a população brasileira é tão burra que acredita mesmo que ter mais minutos pra falar no celular pagando o dobro do preço atual é uma vantagem? Não creio. Mas acredito que ações desse tipo são prova de que o antimarketing existe.

Mas não só os profissionais de marketing de venda que precisam se reciclar. Profissionais de marketing político também. Na minha cidade, há um candidato a deputado que fez um jingle enjoativo e repetitivo, alugou uns três carros de som e passa o dia circulando com os carros pela cidade tocando o jingle repetitivo. É de enlouquecer. Só me faz ter uma certeza: não voto nesse infeliz. E estou fazendo marketing boca-a-boca pra ninguém votar nele. Já tenho várias adesões.

Nenhum comentário: