segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ainda sobre a Olimpíada

Eu não sei se só acontece com a gente, mas foi de última o sumiço da vara da brasileira Fabiana Murer na competição de salto com vara. Será que se ela não tivesse chance real de medalha isso teria ocorrido? Ainda mais considerando que uma chinesa desconhecida também estava na disputa?

Não adianta os críticos dizerem que quem é bom salta com qualquer vara, porque isso não é verdade. Mas como somos Brasil, país sem nenhum poder no cenário internacional vai ficar por
isso mesmo.


Confiança

Estou confusa. Os mesmos narradores e comentaristas que enalteceram o espírito vencedor do Cielo quando disse que ganharia a final dos 50m na natação, criticaram o Diego Hypolito pelo excesso de confiança. Quer dizer, se ganha é porque tinha confiança, se perde é porque tinha confiança.


Comparações

Outra coisa que me deixa enfurecida são as comparações mal-feitas. As pessoas olham o quadro de medalhas e saem falando, sem conhecimento de causa. Por exemplo, os comentários de que o Brasil está atrás do Zimbábue, do Quênia e do Azerbaijão no quadro de medalhas.

Em primeiro lugar, a ordenação do quadro não é feita pelo número de medalhas e sim pela quantidade de ouro, prata e bronze. Um país que tenha apenas 1 medalha de ouro e 1 de prata vai ficar na nossa frente no quadro, porque não temos prata, apesar dos 5 bronzes. Critério injusto na minha opinião - acho que o correto seria atribuir peso 3 aos ouros, 2 às pratas e 1 aos bronzes - mas quem sou eu.

Então pra quem não sabe: a medalha de ouro do Zimbábue e as 3 de prata foram ganhas por uma única atleta, Kirsty Coventry, da natação, que pra falar a verdade estuda e treina nos EUA há muito tempo. Já as medalhas do Azerbaijão foram na Luta Greco-Romana e no Judô que parecem ser os grandes esportes do país. E quanto ao Quênia, as 7 medalhas são exclusivamente do atletismo. Lembrem-se Quênia é o país dos corredores, eles estão sempre na ponta nas maratonas.

Enfim, pra um país ser potência olímpica só precisa desenvolver 2 esportes em que um número grande de medalhas esteja em disputa, como atletismo, natação ou ginástica. Apostar em tênis, basquete, handebol é bobagem se o objetivo é saltar no quadro.


ATENÇÃO: Aviso geral

A medalha olímpica do futebol conta 1 no quadro de medalhas, igualzinho a qualquer uma das de
qualquer outra modalidade. Então, caso o Brasil vença da Argentina amanhã não tem nenhum motivo pra carnaval, ok?

Nenhum comentário: