terça-feira, 5 de agosto de 2008

Passeios Próximos - Maria-Fumaça


Um dos passeios turísticos mais conhecidos daqui do Rio Grande do Sul é o de Maria-Fumaça em Bento Gonçalves. Pra quem procura algo pra fazer num sábado, recomendo. É um passeio que não exige esforço físico algum, diverte desde a criança até o velhinho de 80 anos e é relativamente perto de Porto Alegre (cerca de 120 Km), numa viagem que não cansa.

Como chegar a Bento: de Porto Alegre, o melhor caminho de carro é por São Leopoldo pela BR-116. Dali pega-se a RS-122 (até São Sebastião do Caí), a RS-446 (até Garibaldi) e
RS-470. A estrada é boa, está quase toda duplicada, falta apenas um pequeno trecho.


Onde: Para quem sai de Bento, o embarque é na Estação Férrea de Bento Gonçalves. Para quem vai tomar o trem em Carlos Barbosa, existe um ônibus a partir da Estação Férrea de Bento que leva até Carlos Barbosa, sem custo.
Quando: Os passeios normalmente são às quartas e aos sábados, às 9h, 10h45min, 14h e 16h
Quanto: R$ 48 na alta temporada (julho, dezembro, janeiro) e R$ 43 no restante do ano. Confirme os valores no site oficial.
Dica: Agende antes de ir, especialmente durante o inverno. Vimos muita gente chegar lá e não conseguir ingresso. Se reservar, chegue com meia-hora de antecedência. Também vimos algumas pessoas chegarem em cima da hora e a reserva já ter expirado. Não adianta chorar.

O passeio dura aproximadamente 1 hora e tem uma parada de 15 minutos na Estação Ferroviária de Garibaldi, onde são servidos suco de uva e champanha. Tanto, na saída, como nessa parada e na chegada, há sempre muita música italiana cantada e tocada "ao vivo".

No trem, acontecem algumas encenações teatrais, mais música, dança e se ouve um pouco sobre a história da região e da locomotiva. É quase como um retorno ao passado mesmo, se você esquecer os celulares dos outros passageiros tocando no caminho. Além disso, vale observar a empatia que os moradores da região tem com a Maria-Fumaça. Por onde ela passa eles acenam e abanam. Ela exerce particular fascínio sobre bebês de colo e crianças pequenas... até eles muito educadamente acenam.

Plus: O ingresso dá direito também a assistir o show no Parque Temático Epopéia Italiana. Gostei tanto quanto do passeio. É uma encenação interativa sobre a imigração italiana que dura uns 45 minutos. Conta a história de um casal da região Lazaro e Rosa desde a Itália até o Brasil. O interessante do espetáculo é que a platéia caminha pelos cenários junto com os personagens. No final, degustação de vinho, suco de uva e biscoito.

Nenhum comentário: