domingo, 31 de maio de 2009

Dicas Úteis para Iniciantes no Trekking

Essas dicas são direcionadas para quem não tem experiência em trilhas, mas tem vontade de iniciar. Algumas são bastante óbvias, mas é sempre bom relembrar.

  • Se é a primeira vez que fará uma trilha e não faz exercícios com regularidade, não inicie por aquela de 20Km e um dia inteiro de caminhada. Trilhas fáceis para iniciar são as do Parque do Itaimbezinho (principalmente a Trilha do Vértice que é um pouco maior) ou as do Parque da Ferradura, em Canela. No Parque da 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula também existem opções de trilhas fáceis e curtas. A da nascente do Rio do Sinos que falei aqui recentemente já pode ser considerada de nível médio.
  • Não faça maluquices. Se for sozinho ou com alguém que também não conhece a região procure informação antes de se aventurar: a distância que vão percorrer, se há sinal de celular,
  • Acorde com as galinhas e saia cedo, especialmente no inverno. Não espere o anoitecer pra voltar. Quando estiver anoitecendo é bom você estar bem longe de mata fechada ou de qualquer região desconhecida. O site Trilhas e Aventuras traz um modelinho para estimativa de tempo de caminhada. Achei difícil de calcular por esse modelo sem um GPS, pois você tem que saber quanto em metros vai subir e descer durante a trilha.
  • Gaste 5 minutos antes e 5 minutos após a trilha para um alongamento nas pernas e braços. Pode parecer bobagem, mas ajuda a reduzir as famosas dores musculares pós-trilha.
  • A regra é respeitar a natureza. Lembre-se: a mata é o habitat dos bichos que ali estão, você é o invasor. Se encontrar algum animal selvagem no caminho, não mexa com ele. Mas isso é bastante incomum. Já vi cobras, aranhas, urubus, mas nunca cruzei com pumas ou gatos selvagens.
  • É comum você chegar em pontos onde parecem existir duas trilhas a seguir e você ficar em dúvida. Nesse caso, procure sempre seguir pela trilha mais marcada. Se errar, não se preocupe: normalmente as trilhas "alternativas" não seguem muito longe e logo diminuem. Conheço pessoas que no caminho de ida costumam empilhar pedras ou mesmo colocar galhos em determinada posição para auxiliar na volta. Se lhe der mais segurança, faça isso. Só não vale deixar lixo no caminho.Um calçado confortável é fundamental. Se tiver condições, invista em um tênis ou bota de caminhada. Os tênis para trekking normalmente tem o solado dentado. E as botas pra trekking são aconselháveis porque protegem o tornozelo. Apesar das mulheres darem preferência pro bonito, é melhor investir em algo que seja macio. De preferência de cor escura, pois você vai certamente sujá-lo. É possível encontrar bons tênis e botas pra trekking por R$ 150. Mais dicas sobre calçados pra trekking você encontra aqui.Evite usar calçado novo. Se comprou sua bota de trekking, amacie-a. Não espere para estreá-la naquele trekking em que vai caminhar o dia inteiro.
  • Não leve bolsas ou mochilas que fiquem viradas para frente. É bem mais difícil manter o equilíbrio com elas. Use mochila nas costas e leve o estritamente necessário. Quanto mais peso você carregar mais vai se cansar e mais difícil será manter o equilíbrio. Lembre-se: é proibido carregar na mochila peso superior a 10% do seu peso.
  • Nas trilhas mais difíceis, algumas pessoas carregam "poles" ou bastões. Eles também ajudam a manter o impulso e o equilíbrio, mas não são indispensáveis. Você também pode improvisar com galhos que encontrar no caminho.

O que vestir
  • Não existe uma regra do que usar, mas as roupas também devem ser confortáveis e maleáveis. Calças de ginástica como as de supplex e abrigos de tactel são bons porque secam rápido. Em geral, tecidos sintéticos de poliéster como TacTel, Micromattique, Coolmax, Dry-Fit( ou outro "Dry"), além de secarem rápido, protegem mais dos raios solares que as de algodão. Esse tipo de roupa, no entanto, tem um custo um pouco mais elevado. Se não tiver condições de adquirir não há problema. Já fiz muita trilha com calça de moletom e camiseta de algodão. Mas aí é bom levar uma muda de roupa na mochila.
  • Sempre que ando na mata dou preferência para calças, mesmo no verão. Elas não vão evitar que você seja picado por uma cobra, mas sempre são uma proteção a mais contra os insetos e contra os galhos e pedras que vão lhe arranhar.
  • É sempre bom carregar uma capa de chuva. Ela não mantém você totalmente seco, mas pelo menos ajuda a manter a temperatura do corpo em caso de chuva. E a capacidade que o tempo tem de mudar constantemente em nosso país não pode ser ignorada.
Lanche
  • Leve água. Pode ser nessas garrafinhas com bico dobrável que são encontradas nas lojas de R$ 1,99 ou um cantil.
  • Não exagere no que vai levar para lanche. Dê preferência para alimentos que lhe dêem alguma energia e não ocupem muito espaço como sanduíches, barrinhas de cereal, chocolates. Salgadinhos costumam provocar sede e você estará levando quantidade limitada de água, então melhor evitar. Frutas só em potes plásticos. Soltas na mochila elas costumam amassar e sujar o que está lá dentro.
Acessórios

Indispensável: protetor solar e repelente de insetos. Sou alérgica a insetos, então para mim repelente é fundamental. Para você talvez outro item seja mais importante. Lanterna e canivete podem ser úteis também. E um kit de primeiros socorros básico (pode ser um apenas para todo o grupo, não precisa cada integrante carregar o seu). Outros acessórios que podem ser úteis:

  • Muda de Roupa (no mínimo um par de meias e uma camiseta limpos e secos)
  • Chapéu ou Boné
  • Óculos de Sol (com cordinha, pois é muito fácil perder no caminho)
  • Lanterna Pequena
  • Canivete
  • Relógio
  • Capa de Chuva leve
  • Papel higiênico
  • Uma toalha (não precisa ser grande, mais para secar o suor e limpar as mãos)

3 comentários:

Cheledrum disse...

Ola, adorei, estava procurando justamente umas dicas como esta. Muito obrigada mesmo...

Eliseu disse...

Muito bom, gostei muito das recomendações

Cassio Lopes disse...

Boa Noite. Taí, preciso urgentemente fazer trekking, pois não caminho a anos e preciso praticar esse tipo de esporte até mesmo para perder uns quilinhos. Gostei do artigo e parabeni pelo conteúdo.