sexta-feira, 3 de julho de 2009

Parque Eólico e Morro Borússia







E se você estiver no litoral do Rio Grande do Sul em um final de semana de inverno?

Dois passeios podem ser feitos, um após o outro em uma daquelas tardes em que obviamente você não irá para a beira da praia.

O primeiro deles é visitar o Parque Eólico, em Osório. As 75 torres do Parque chamam a atenção de quem passa pela BR-290. Há quem diga que o número de acidentes na Free-way aumentou logo que o parque foi inaugurado. As pessoas prestavam atenção aos cataventos e não à estrada.

O parque não é exatamente um parque no sentido de "possuir infra-estrutura de parque". Não há sinalização clara de como chegar até ele na estrada. A melhor entrada é no sentido Osório-Tramandaí. Você segue pela RS-030 e vira à direita em uma estradinha de terra logo depois dos primeiros pardais da RS-030. Segue até o final dessa estrada, em um trajeto de mais ou menos 4 Km, passa pela frente da Penitenciária Estadual de Osório e chega até uma cerca onde está bem próximo dos cataventos. O Parque possui um prédio de administração, mas não sei dizer se é aberto à visitação. O próprio site oficial não traz essa informação. O que posso dizer é que é muito bacana vê-los de perto, embora nós não tenhamos passado da cerca. Estivemos lá no final de tarde e a sensação era de muita paz. O sol se pondo, o silêncio quase absoluto e os cataventos rodopiando. Poético, até. O resultado são fotos como as ao lado.

O segundo passeio é uma visita ao Morro Borússia em Osório. Em dias claros, você tem uma visão de Osório até Tramandaí do alto do morro. Para chegar lá, vindo de Porto Alegre, siga pela BR-101, passe a cidade de Osório e fique na rua lateral. Há placas sinalizando o ponto em que você deve retornar. A entrada fica no sentido Osório-Porto Alegre, no Km 98 da BR-101. Logo após o retorno, você vira à direita e segue por uma estradinha asfaltada, morro acima. São 4 Km.

Há um restaurante no alto do morro para quem deseja almoçar. Há também A Cascata da Borússia em uma propriedade rural particular, aberta ao público. Acho que dá pra arriscar até um banho num dia quente de verão.

Fomos no início da noite e não pareceu haver problema com segurança. Tudo é bem iluminado. Há um mirante, utilizado para quem salta de asa-delta que também é um ponto excelente para fotografias. As duas fotos ao lado foram em momentos diferentes. Uma durante o dia, a segunda à noite, obviamente tirada com tripé. Sem usar tripé e aumentar o tempo de exposição, você dificilmente vai conseguir esse resultado. Porém, a vista é essa mesmo. Difícil escolher se mais bonito de dia ou à noite, não?

4 comentários:

Álvaro disse...

Ane,

Muito bancana o teu blog. Inseri ele em nosso blog: http://alvaroeadelaidemundoafora.blogspot.com

Dá uma conferida e se puderes deixa lá o teu comentário dizendo o que achou do blog

Partilhamos dos mesmos gostos.

A partir de agora vamos acompanhar o teu blog.

abração,

Álvaro

Anônimo disse...

Moro no litoral bem próximo ao Morro da Bórússia e é realmente um lugar maravilhoso, a vista é lindíssima. Dá até para passar um final de semana na pousada que lá existe, no meio do mato, onde servem um café colonial daqueles...
Adorei seu blog!

Cris

Lauro Matos disse...

Puxa, que lugar lindo. Quando visitar o Rio Grande do Sul vou colocá-lo em meu roteiro. Tenho uma amiga que mora em Rio Grande. Será que é muito longe?

Abraços!

Lauro

Ane Callegaro disse...

Em resposta ao comentário do Lauro: não é muito próximo de Rio Grande. Fica mais ao norte, a uns 90Km de Porto Alegre e uns 300Km de Rio Grande.