segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lugares para Visitar no Outono

Já disse inúmeras vezes o outono é minha estação do ano preferida. E talvez porque eu goste tanto do outono, também acho que minha cidade (Porto Alegre) fica muito mais bonita no outono. Mas existem outros lugares que ficam lindos nessa estação e que são boas sugestões de viagem nessa época do ano.

1) Mendoza, Argentina
Por que no outono? Os verões são muito quentes e os invernos são extremamente frios, então o outono é a época ideal para visitar Mendoza. Dizem que "o amarelo ocre e cores das árvores dão um toque especial à paisagem".
O que você pode fazer lá? A província é grande. Há pontos para visitar no Norte, como as dunas dos Altos Limpios (chamadas de "el Sahara mendocino") e o Bosque Telteca. Há ainda a Reserva Natural do Divisadero Largo. Para o sul, Laguna de LLancanelo (470 km da capital, no meio do deserto, com uma preciosa reserva de flamingos cor rosa). Há também passeios pelas montanhas (Alta Montaña por Villavicencio, onde se chega a um mirante de 3.500m dos Andes).

Cabe lembrar ainda que essa é a região dos vinhos mais famosos da Argentina, ir no outono para buscar aquele vinhozinho para degustar no inverno pode ser uma boa pedida. (Fonte: Mendoza .travel)

2) Jalapão, Tocantins
A maioria das pessoas nunca ouviu falar de Jalapão. Aliás, a grande maioria das pessoas acha que no Tocantins só se encontra mato ou pântano. Pois bem, o Jalapão é uma região localizada no Cerrado Tocantinense, a leste de Palmas (a capital). Lá, inúmeras atrações, como cachoeiras, praias de rio, o Cânion do Sussuapara e o "Fervedouro". Dá uma olhada no blog EcoViagem e você entenderá para conhecer um pouco mais do Jalapão.

Mas por que o outono? É o verão da região, quando as chuvas se tornam escassas e os dias são claros e ensolarados. Além disso, o local tornou-se roteiro turístico há pouco tempo, então, é necessário a infra-estrutura de uma operadora turística, que você encontrará especialmente no nosso outono.

3) Cabo Polônio, Uruguai
Apesar de todo mundo achar que janeiro e fevereiro são os melhores meses para o Uruguai, eu tenho que discordar. O outono, e especialmente abril, quando ainda não chegou o frizão, me parecem mais adequados, principalmente se você quer sentir a solidão e a paz de Cabo Polônio. Em janeiro, o local está povoado de turistas, já que praia, no Uruguai é só no verão mesmo. A propaganda que todos ouvem de Cabo Polônio diz que é o lugar para se sentir no meio do nada.

Você não chega lá de carro. Deve deixá-lo num estacionamento e percorrer os 8 Km a pé ou em veículo 4x4. Pois bem, Cabo Polônio é um estreito de areia rodeado de dunas, com praia dos dois lados e meia dúzia de casas. Não há luz elétrica a não ser por gerador. Na ponta está um farol e uma ilha rochosa a 15 metros acima do nível do mar. É um excelente local para observação dos lobos-marinhos (dizem que são 300 mil). E você poderá observá-los com muito mais paz e tranquilidade no outono.

4) Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina
Mais uma vez Argentina. Já comentei aqui que gostaria de voltar pra Ushuaia no outono. Disseram-me que as cores da cidade e dos parques ficam sensacionais nessa época do ano. O blog do Cereça não me desmente. Observem o colorido da foto dele.


5) Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
Em um lugar onde faz 300 dias de sol por ano, por que você iria no outono? Porque a maior parte dos turistas já se foi, os preços são muito mais baratos e, a menos que o que você procure seja carnaval, você vai aproveitar tanto quanto no verão. Cabo de Santo Agostinho fica a 41Km de Recife que é uma cidade grande e a 20Km da famosa Porto de Galinhas. Possui várias praias, como Calhetas (foto ao lado), Paraíso e Gaibu, que parecem saídas de contos de fadas.

Nenhum comentário: