segunda-feira, 14 de junho de 2010

E se você não gosta da Copa

A cada copa que presencio (e esta é a sétima da qual me lembro) fico impressionada com o fato do país literalmente parar durante o mês do evento. Você olha os sites de notícias e só vê fotos enormes de jogadores de futebol, como se nada mais estivesse acontecendo. Durante os jogos do Brasil, bancos e repartições públicas fecham mais cedo e, mesmo na iniciativa privada, instalam-se telões para que os empregados possam assistir aos jogos. Até o mais capitalista dos empresários entende que, no Brasil, mais vale um empregado parado durante o horário do jogo do que o custo do acidente de trabalho que vai provocar se ele estiver trabalhando com o ouvido em outro lugar. Imagino que isso deve causar estranheza em outros países.

Não vou entrar no mérito da questão "ópio do povo", porque tenho a particular opinião que todo mundo precisa de alguma diversão. E afinal, assistir futebol pela TV aberta é de graça. Mas não é por isso que o país para. Se você analisar a questão sob o ponto de vista econômico, descobre que a previsão é de que sejam criados 400 mil postos de emprego temporário durante a copa em todo país, a maioria em bares e restaurantes. A previsão ainda é de que o setor de bares fature sozinho R$ 840 milhões a mais que em um período normal.

Mas os números não param por aí. No setor de vendas de televisores, a expectativa é que as vendas aumentem em 30% e em lojas de esportes entre 10 a 15% a mais. Em maio deste ano, um mês antes da partida inicial, os sites de eletroeletrônicos receberam 77,78% mais usuários do que no ano passado, segundo estudo do Serasa Experian Hitwise.

Até mesmo as lojas de artigos de R$ 1,99 ganham com a copa. Afinal, para fantasiar a torcida em casa, nada melhor do que aquelas quinquilharias: baratas e que fazem efeito. Também não dá pra esquecer que para assistir aos jogos da seleção brasileira, muitos torcedores não dispensam uma boa comida acompanhada de bebidas geladas. Pois bem: para o setor de bebidas, ano de Copa do Mundo é como se tivesse um mês a mais de lucro.

Quer dizer, por mais que você odeie a Copa, não pode negar que as paradinhas para assistir aos jogos "se pagam". Então, relaxe. Em um mês tudo isso passa.

Um comentário:

forinti disse...

A única forma de fugir do futebol é desligar a TV, porque mesmo não tendo nenhum jogo, vão mostrar o treino do XV de Campo Bom ou o novo técnico do Juventude ou o novo corte de cabelo do atacante do Internacional.

Ô vidinha besta.