segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Os 7 lugares mais incríveis - Machu Picchu

Eu já falei aqui que considerava muito justa a eleição de Machu Picchu como uma das 7 maravilhas da atualidade. Então, é lógico que a cidade seria um dos lugares que eu elegeria como um dos lugares mais incríveis em que já estive.

Pra não ser repetitiva, quero contar aqui parte da minha trajetória até chegar na cidade, porque depois que eu terminei pensei que deveria ter feito uma promessa antes da trilha, o pagamento teria sido muito justo. Eu cheguei lá a pé, literalmente. Percorri a chamada trilha inca, que começa no Km 82 de uma tal estrada, próxima de Cuzco. A saga da trilha eu vou deixar pra contar em outra ocasião, mas entender o último dia da trilha é essencial pra esse post, por isso tenho que relatá-lo.

Um dia começa exatamente à meia-noite, isso todo mundo sabe. O nosso literalmente começou nesse horário, pois foi o horário que começou a chover. Lá pelas 3 da manhã a barraca inundou (esqueci de dizer, mas dormíamos em barracas na trilha) e a gente teve que recolher tudo e ir se abrigar no restaurante, único lugar seco possível, onde ficamos até umas 5h da manhã. Aí começamos a caminhar.

A caminhada era facílima se comparada com os dias anteriores, era apenas caminhar uns 9 Km e descer degraus. O problema era fazer isso carregando 10 kg nas costas (o que corresponde a quase 20% do meu peso corporal) e com a chuvarada caindo na sua cabeça. Lá pelas tantas eu esqueci o que era poça d'água e o que não era. Não fazia a menor diferença onde eu estava pisando.

Quando chegamos na porta do sol (a porta do sol é o lugar onde se avista a cidade de longe - intipunku) tudo o que vimos foi uma parede branca. Só deu pra ver as ruínas quando chegamos pertinho mesmo. E eram lindas. O problema é que depois da noite anterior e do início da manhã, apesar de achar o lugar bacana, tudo o que eu queria era um banho quente em um lugar limpo. Como eu estava completamente encharcada, com peixinhos nos pés, toda a vez que eu parava de caminhar um pouco tremia de frio, o que fez com que eu entendesse muito pouco das explicações que o guia nos deu. Uma pena, pois ele sabia muito de cultura inca.

Terminada a visita, tomamos o ônibus mais que depressa pra Aguas Calientes, o povoado próximo à cidade. Sorte nossa o motorista ter nos deixado entrar molhados do jeito que estávamos. Algum tempo pra encontrar o hotel e finalmente o meu sonhado banho quente... o hotel parecia um castelo encantado depois daquilo tudo. E a cama, então, nossa que cama boa :) O problema nesse dia é que eu até tinha roupas secas pra usar, porque colocamos uma capa de chuva na minha mochila, mas o Juliano... não colocamos na dele, tudo o que havia dentro encharcou também. Tivemos que mandar secar no hotel, enquanto dormíamos um pouco.

No dia seguinte, sim... retornamos a Machu Picchu com sol e calor. E aí as fotos falam por elas mesmas... foi quando eu olhei pra aquilo tudo e disse "puxa"... compare a do primeiro dia com a do segundo.


Como no primeiro dia não conseguimos ver nada da Porta do Sol e estávamos bem mais dispostos depois de uma boa noite de sono, decidimos caminhar cerca de 4 Km até lá. Realmente dá pra ver a cidade pequenininha lá embaixo. Ouvi um comentário na época que no dia 21/06, data do solstício de inverno, o sol e se projeta por essa rocha até um templo lá na cidade, templo esse sagrado.

Existem alguns sites bacanas que explicam melhor as construções da cidade, então pra não plagiar a informação aí vão os links:



Os 7 lugares mais incríveis

1 - Laguna Torre (El Chaltén - Argentina)
2 - Lake Tahoe (Califórnia/Nevada - Estados Unidos)
3 - Capela Sistina (Vaticano)
4 - Machu Picchu
5 - ...
6 - ...
7 - ...

Aguarde, faltam apenas 3 lugares.

Nenhum comentário: