segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Os 7 lugares mais incríveis - Mônaco

Fonte: http://www.visitmonaco.com
Por que um lugar com pouco menos de 2 Km2 de área está nessa lista ? Posso assegurar que o que me encantou em Mônaco não foi a riqueza ou o glamour, mas o fato de ser um lugar único, que parece ter saído dos contos de fada.

Eu cheguei lá de ônibus. O ônibus ia de Roma à Nice pela costa oeste da Itália. Eu diria que foi a viagem terrestre mais bonita que fiz na parte que visitei da Europa. Você passa por mais de 100 (sim, cem) túneis, circunda montanhas e a sua esquerda vê o mar de uma cor verde esmeralda muito intensa quando iluminado pelo sol. Eu já havia me encantado com Gênova, que só vi pela janela do ônibus durante a viagem, mas quando avistei Mônaco de longe pela mesma janela, sério que pensei naqueles castelos de contos de fada. Eu escolhi a foto desse post não por ser a foto mais bonita que encontrei do principado, mas porque ela lembra a primeira visão que tive do lugar.

Fiquei apenas algumas horas em Mônaco da tardinha até à noite. Eu não tinha cacife pra ficar hospedada lá, né... E não tenho boas fotos, pois foi em uma época em que as máquinas digitais estavam apenas chegando ao mercado. Mas eu fiquei com boas memórias.

Em primeiro lugar, impressionou-me a limpeza das ruas. Você não enxerga nenhuma sujeirinha. Eu passei por lá 2 dias após o Grande Prêmio de Fórmula-1 (em 2002) e Monte Carlo tinha tudo pra estar suja, mas não. Estava limpíssima, dava pra deitar no meio da rua se eu quisesse. Ouvi dizer em certa ocasião que as ruas do principado são lavadas todas as madrugadas, mas não sei até que ponto é verdade. Outra peculiaridade é a criminalidade zero. Existe um circuito fechado de câmeras. Se alguém é furtado, por exemplo, em 3 minutos um policial aparece. Aliás, o número de policiais é enorme, se não me engano 1 para cada 6 habitantes.

O castelo do rei Rainier (era o rei na época) parece um castelinho daqueles dos livros. Os jardins deles são lindíssimos também. Enfim, o lugar fica encravado nas montanhas, em plena Cote d'Azur, com águas lindíssimas e ainda por cima é super bem cuidado. Não tem como não gostar. Claro, que pra pessoas comuns é praticamente impossível consumir qualquer coisa, mas que você se sente quase uma princesa lá, ah, isso se sente.

Mônaco tinha 30.000 habitantes na época que o visitei. O interessante é que apenas 6.000 são monegascos. Isso porque para você se tornar um cidadão monegasco, sua família tem que viver ali por nada menos que SETE gerações.

Agora, alguém terá coragem de me dizer que não é um lugar único ?



Os 7 lugares mais incríveis

1 - Laguna Torre (El Chaltén - Argentina)
2 - Lake Tahoe (Califórnia/Nevada - Estados Unidos)
3 - Capela Sistina (Vaticano)
4 - Machu Picchu (Peru)
5 - Cânions dos Aparados da Serra (Rio Grande do Sul - Brasil)
6 - Mônaco
7 - ...

Falta só um.

Nenhum comentário: