sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Piriápolis - II

Demorou, mas saiu a segunda parte do post sobre Piriápolis. Culpa do trabalho, passei três dias em Sampa essa semana.

Sobre Piriápolis, o que eu realmente achei mais bacana de se fazer foram as visitas aos três cerros.

Cerro San Antonio


Esse é o cerro de mais fácil acesso. Para quem não tem carro é possível pegar um teleférico. Para quem tem carro é possível chegar ali facilmente, fica na própria cidade de Piriápolis, próximo ao centro. E pra quem gosta de caminhar e não se importa em subir uma boa ladeira, também é possível ir à pé. Fui de carro pra melhor apreciar o pôr-do-sol dali - a essas alturas os leitores desse blog já devem ter se dado conta que eu tenho uma certa admiração pelo alvorecer - mas passei por um cara que estava subindo correndo o que significa que é perfeitamente possível subir caminhando.

No alto do cerro vislumbra-se toda Piriápolis, cujo traçado os mais românticos poderiam dizer que se assemelha ao de um coração. Você poderá tirar suas próprias conclusões pela foto.

Na primeira vez que estive em Piriápolis, em 2001, uma senhora nos explicou que se eu levasse uma pedrinha lá do cerro pra casa ajudaria a trazer um marido. Eu levei a pedrinha, porque afinal de contas não custava tentar. Tempos depois a minha bolsa foi roubada junto com a pedrinha e eu casei, exatamente nessa ordem. Então se é verdade ou não eu não sei, mas por via das dúvidas resolvi agradecer pela graça alcançada na capela de San Antonio que fica no alto do cerro. Quando voltei minhas amigas solteiras não gostaram muito de saber que eu não havia trazido pedrinhas pra elas.

Cerro Del Toro

Esse é o segundo cerro de mais fácil acesso. Recebe este nome porque na sua entrada existe uma fonte de água que jorra da estátua de um touro. Exige uns 20 minutos de subida por uma trilha de nível médio. A caminhada não é longa, mas como existe subida através de pedras em alguns pontos, não é todo mundo que se arrisca.

O visual lá em cima compensa. Como diz um dos bons sites sobre a cidade: "En la cima un cuadro maravilloso de luz y sombra, de verde y de agua, de azul y de arena impregna nuestra retina de majestuosa poesía."

Cerro Pan de Azucar

O nome deve estar lhe lembrando algo, não ? Honestamente, não sei se o nome foi imitação ou homenagem ao nosso Pão de Açúcar. O que sei é que alguém teve a idéia de construir uma torre no alto do cerro. Torre esta, na qual você pode inclusive entrar e subir os quase 100 degraus que levam ao topo.

Sobre o cerro que abriga a torre, con 389 metros é o terceiro em altura de todo o país, dá pra acreditar? E eu que achava que no RS é que não existiam grandes altitudes.

Para escalar o morro, leva-se cerca de 3 horas (ida e volta), considerando-se, obviamente, pessoas normais, que não vão nem muito lentas, nem muito rápidas. Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial e a trilha é bem sinalizada, com setas pintadas nas pedras, no entanto, subir não é para qualquer um, exige fôlego e, sobretudo, muito cuidado pra não escorregar nas pedras.

A visita ao Cerro Pan de Azucar foi um dos pontos altos da nossa viagem por várias razões. Primeiro, porque a vista realmente é linda. Segundo, porque realmente é uma trilha pra quem gosta de aventura. E terceiro, porque quando estávamos lá em cima o tempo começou a enfeiar. Bom, começamos a descer, com todo o cuidado, porque pedra molhada é pedra lisa. Parece que o nosso anjo da guarda estava por lá, porque no exato momento que terminamos a descida despencou o maior aguaceiro que vi no ano. Jorrava água e mesmo no plano, nós ainda tínhamos no mínimo 1Km pra caminhar. Esse Km foi mais longo que toda a trilha, peixinhos poderiam nadar nos meus tênis depois disso. Mas aventureiro que se preze tem que aguentar né...

Abaixo a colagem das fotos da aventura.

Nenhum comentário: