domingo, 3 de fevereiro de 2008

Uruguai - As Fortalezas de Santa Tereza e São Miguel

As primeiras atrações turísticas quando você chega de carro ao Uruguai pelo Chuy são essas duas fortalezas. São Miguel localiza-se a uns 8Km do Chuy e Santa Tereza a uns 20 Km. Para o primeiro é preciso sair da Ruta 9 e virar à direita após a fronteira. Já o segundo é possível avistar da própria estrada, a esquerda de quem vai em direção ao sul.

Santa Tereza é bem maior e está em melhor estado de conservação que São Miguel, então caso tenha tempo para visitar apenas um deles, eu indicaria Santa Tereza. São Miguel é menor e eu diria que mais "simpático". Justamente por ser menor, ele também fica bem melhor nas fotografias, pois é possível enquadrá-lo quase inteiro. Juntamente com São Miguel, é possível visitar o Museu Indígena. Já Santa Tereza fica no parque que leva o mesmo nome e que também vale uma visita.



Originalmente, Santa Tereza foi construído pelos portugueses. No entanto, foi tomado pelos espanhóis em 1763 e foram eles quem terminaram a construção e aumentaram as proporções do forte. São Miguel, pelo contrário, foi construído originalmente pelos espanhóis, porém, foram os portugueses quem terminaram a construção. Mais tarde, São Miguel também passou para o domínio espanhol. Os dois fortes caíram no esquecimento por todo o século XIX e nos idos dos anos 30 do século passado iniciou-se a restauração.

Apesar da semelhança, eu diria que ambos vale a pena visitá-los. Você se sente um pouco viajante na história ao entrar nos aposentos: capela, cozinha, dormitórios, estábulos, armazém, enfermaria e etc. Chamou a atenção em Santa Tereza uma coisa: enquanto os soldados dormiam em um dormitório coletivo, o capelão possuía aposentos próprios, junto à sacristia da capela. O que me fez pensar que bom mesmo era ser padre naquela época.

Nenhum comentário: